Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
FAZENDO ARTE E DEIXANDO A IMAGINAÇÃO VOAR: ALFABETIZAÇÃO NA PERSPETIVA DO LETRAMENTO-SUBPROJETO PEDAGOGIA UERGS LITORAL NORTE.
Claudia de Camargo Barbosa FORMOSO, Jeniffer Saldanha MEDEIROS, Jucimara Raupp da Rosa CHAVES, Dolores SCHUSSLER

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Norte/Osório-RS (Orientadora)

O presente resumo pretende sintetizar atividades pedagógicas realizadas na EMEF Major Antônio de Alencar, em uma turma de 2º ano composta por 22 alunos na faixa etária de 7 a 8 anos, que fazem parte do projeto “Fazendo Arte e Deixando a Imaginação Voar’’, que tem como objetivo representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas, possibilitando aos alunos o desenvolvimento da leitura e escrita.. Entre as atividades propostas destacamos: Modelagens com massinha de modelar caseira, recortes e colagens, pintura, noção espacial, respeito ao próximo e ao meio ambiente, contação de história, pintura com as mãos, desenho livre e com texturas, enfatizando a alfabetização e letramento entre outras. Esta turma  vivia em conflitos de interação, dificuldades de relacionamentos e com as dinâmicas de grupo,  utilizando imagens de si próprios e meio vivenciado, e  Jogo dramático ( improvisação e composição em mímica/expressão gestual/expressão corporal); os sentimentos de respeito foram  possibilitando resolução de problemas interpessoais. As estratégias pedagógicas de atividades lúdicas e brincadeiras, nas atividades  de  alfabetização na perspectiva do letramento, foram  através de  pinturas, dança contação historias, poesias/contos/ gêneros textuais  que possibilitaram  construir conhecimentos diversificados. Ao enfatizar os eixos de leitura, produção textual, se apropriavam da leitura e escrita, produzindo pequenos textos. Observamos que a maioria dos alunos nessa etapa de escolarização compreendem o funcionamento do sistema da escrita, porém com dificuldades  em produção e compreensão textual. Destacamos que ao longo desse semestre, houve evolução em suas aprendizagens, lendo, produzindo alguns  textos. Essas práticas possibilitaram também a nós, futuros docentes, compreender que nem todos os alunos aprendem por igual, uns agregam aprendizagens significativas, outras não. Através do planejamento delimitamos saberes como caminhos para que os alunos possam avançar com autonomia, consolidando a capacidade da leitura e escrita de textos para que se tornem alfabetizadas e letradas.


Palavras-chave


: PIBID- Pedagogia- Arte-Alfabetização-Letramento

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.