Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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INTERVENÇÕES LÚDICO-MUSICAIS
Thales Herrmann Sant'Anna, Juliane Inês Neis, Cristina Rolim Wolffenbüttel

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Esse trabalho encontra-se inserido nas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), através do Subprojeto Pibid-Música, da Unidade de Montenegro. É desenvolvido com os alunos de terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, em Montenegro/RS e caracteriza-se como um relato de experiência que se encontra em andamento. O presente trabalho surgiu da necessidade de integrar a educação musical ao ambiente escolar, possibilitando, assim, a oportunidade de os alunos experienciarem aulas de música em sua formação, visto que a escola não possui um professor da área, apesar da existência da Lei nº 11.769/2008 que torna obrigatório este ensino. O projeto constitui-se de intervenções pedagógico-musicais que, utilizando-se de atividades lúdicas, coletivas e participativas, estimulam a percepção das propriedades sonoras. Assim, tem como principal objetivo utilizar o trabalho lúdico como forma de compreender, praticar e interiorizar os parâmetros do som. As atividades são realizadas no período de recreação da turma, pois durante o período de observações percebeu-se que esse era um dos momentos de maior dedicação dos alunos. Para a realização das atividades são utilizados instrumentos musicais disponíveis na escola, bem como instrumentos e demais objetos deste pibidiano, além de objetos existentes na sala de aula, como garrafas, folhas, dentre outros. Utiliza-se, também, um Caderno de Campo para as anotações das atividades e demais apontamentos sobre o projeto, com vistas a registrar tudo o que ocorre nas aulas, inclusive as observações. Têm-se, assim, as técnicas para a coleta dos dados. Os espaços utilizados para a realização das atividades do projeto são a sala de aula, o pátio da escola e a sala de recreação, e seu uso dependerá de cada uma das atividades propostas, da disponibilidade e das condições climáticas. Assim, torna-se importante utilizar a pesquisa-ação, pois mesmo havendo um planejamento de aula, é possível adaptá-lo para melhorar sua implementação. Dessa forma, a abordagem escolhida para a realização desta pesquisa é a qualitativa, pois para buscar uma educação musical de qualidade é necessário lidar com uma série de fatores não quantificáveis que precisam estar sempre se adaptando às condições apresentadas. Até o presente momento já foram realizadas atividades com foco nos parâmetros sonoros, tais como altura, duração e timbre. A partir das atividades realizadas observou-se que as crianças já demonstram conhecimentos sobre os estudos realizados, bem como a turma está conseguindo aprender o conteúdo proposto, apresentando interesse no mesmo. Espera-se que, ao final do projeto, as crianças tenham compreendido os parâmetros sonoros, diferenciando-os e entendendo-os amplamente.


Palavras-chave


Educação Musical. Música na Escola. Propriedades Sonoras. Pibid. Parâmetros Sonoros.

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