Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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NÍVEL DE SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Tailise Carvalho Carvalho Machado

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Pensar a motivação do ser humano envolve uma diversidade de variáveis. Portando, é um processo que cada ser humano apreende de formas distintas, em virtude de suas relações interpessoais e intrapessoais. Quando falamos em estresse docente os números são ainda maiores, mostrando que a profissão é ainda mais ligada a fatos estressores do que outras áreas. Como assinala Truch (1980), o ensino constitui uma atividade extremamente exigente, gerando níveis de estresse superiores a outras profissões onde este fenómeno é habitualmente observado (exemplo: controladores aéreos, médicos cirurgiões, etc.). Sem dúvida a motivação é a chave para o ensino e aprendizagem e os educadores têm o compromisso de despertar este interesse, isto é, motivar os educandos para o ensino de acordo com seus objetivos e necessidades.  O presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de satisfação e motivação de docentes do ensino fundamental – anos finais. Caracterizou-se como uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 11 professores da rede urbana pública municipal. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário “Níveis de Satisfação e Motivação de Docentes”, elaborado por (Santos, 2011). Entre os 11 professores de Educação Física que responderam o questionário, a maioria encontra-se na faixa etária entre 31 a 50 anos (72%) e eram do gênero masculino (63%). O nível de qualificação docente foi regular apresentando 55% de professores apenas com graduação.  Ensinar é o grande dom e parece ser isto o que salva o professor: sua afeição pelo trabalho. A maioria dos professores está satisfeita com a profissão, embora todos tenham vários pontos negativos para citar. A concretização deste projeto tem proporcionado o entendimento que a maioria dos professores está satisfeita com a profissão, embora todos tenham vários pontos negativos para citar. Mesmo demonstrando grande apreço e carinho pela profissão, os docentes deixaram visível um processo de sofrimento no trabalho, de cansaço, de desmotivação cujos fatores são ocasionados, especialmente, pelos baixos salários. Porém, eles veem nos alunos, os responsáveis pela manutenção da satisfação e da motivação em sua profissão, uma vez que é neles que os professores se realizam.

 

 


Palavras-chave


Palavras – chave: Motivação; Satisfação; Professores.

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