Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO CENÁRIO EDUCACIONAL: INTERLOCUÇÕES COM O PIBID
IVANA ALMEIDA SERPA, EDILMA MACHADO DE LIMA, ROCHELE DA SILVA SANTAIANA

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


O presente trabalho trata da formação inicial e continuada em suas interfaces com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que a qualidade da educação pública, em constante debate, está estreitamente ligada ao processo formativo inicial e continuado. Objetiva-se por meio desse estudo, analisar a legislação educacional que norteia e fundamenta a formação docente em nível nacional, considerando os principais programas voltados tanto à formação inicial, quanto à formação continuada, evidenciando a relevância do (PIBID) e sua articulação com a formação inicial de de futuros professores e professoras. Justificamos as informações e discussões aqui trazidas em razão da relevância de problematizar as principais políticas e os programas que vêm sendo desenvolvidos voltados à essa temática, enfatizando a importância desse programa no fomento da iniciação à docência e na qualificação básica dos futuros profissionais. Metodologicamente, foi realizado um exercício de breve análise documental, a partir da revisão da legislação educacional e dos documentos legais que regulamentam o processo formativo no Brasil. Além disso, foi feita uma revisão de literatura relacionada à formação docente, a fim de articular a formação inicial com as finalidades e as contribuições do PIBID nesse contexto. Considerou-se ao término do estudo, que a legislação educacional brasileira avança em busca de políticas formativas de qualidade, através da execução de programas de incentivo à formação, à pesquisa e à valorização dos docentes. Nessa perspectiva, o PIBID mostra-se fundamental para fortalecer a formação inicial de acadêmicos e acadêmicas do nível superior que buscam constituir-se docentes, promovendo o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas e, dessa forma, aliar teoria e prática pedagógica. O programa contribui para a consolidação de uma sólida formação inicial de professores, valorizando a experiência docente ao ressaltar a importância do contato com a realidade das escolas públicas brasileiras.


Palavras-chave


Formação; PIBID; Docência.

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