Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
ARTE NA EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO TRANSFORMANDO NOSSAS VIVÊNCIAS
ALEXANDRA CARVALHO MONTANHA, ALESSANDRA Abramowicz MACHADO, Marizete GONÇALVES, MARTA MARIA GARCIA, Rochele da Silva, Edilma Lima

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O objetivo desse trabalho é mostrar as dinâmicas adotadas em sala de aula, por meio de uma ação transformadora que a arte proporciona. Constitui-se no relato de experiências sobre as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Atualmente na sociedade está cada vez mais complexo dialogar e ter uma convivência harmoniosa, cabendo a nós apaixonados pela educação auxiliar na construção do desenvolvimento humano, exigindo atividades inovadoras e construtivas, buscando dinamizar as atividades pedagógicas tornando-as atrativas. A Lei 13278/16 que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica altera a LDB 9394/96, estabelecendo prazo para os sistemas de ensino promover a formação de professores. Abarcamos que a metodologia utilizada por nós bolsistas demudam a rotina dos alunos. Eu, Marta, e a Alessandra começamos o trabalho com a herança dos gaúchos e seus hábitos, trabalhamos a primavera através do quadro Os Girassóis, de Van Gogh, no Halloween, a história de João e Maria e construção da casa de doces da bruxa. O mês das crianças, fizemos brinquedos de garrafas pet e brincadeiras, vimos também à vida de Zumbi e máscaras africanas. Eu, Marizete e Alexandra, fizemos releitura e ilustrações sobre folclore local e brincadeiras antigas. Trabalhamos o tema pátria, com o Hino Nacional e o significado para eles. Na Semana Farroupilha, trabalhamos o dialeto gauchesco seus significados. Encerramos com o tema primavera e a releitura de um texto sobre as estações do ano. No Mês das Crianças confeccionaram brinquedos com materiais reciclados, montagem de cartazes com frases “o que é ser criança” e brincadeiras. Abordamos a consciência negra com vídeos, livros, cartazes e versos. A arte significa pensar, refletir, problematizar as experiências e as informações da docência, ingressamos em outras épocas e outras culturas, juntando a teoria e a prática, entendemos que existem processos de ensinar e aprender, diferença de grupos, que nos desafia e motiva para melhor praticar nossas vivências. Sabedores da importância do PIBID, valorizamos cada intervenção e orientação, com o programa descobrimos muitas possibilidades de desenvolver a arte em nossas atividades proporcionando aos alunos, conhecer e participar de coisas novas envolvendo-se prazerosamente nas intervenções, sendo uma experiência transformadora em nossas vidas. O PIBID constrói em nossa história acadêmica identidades e preferencias, de modo a produzir novas experiências através das práticas e teorias realizadas nas escolas.

 


Palavras-chave


Arte. Educação. PIBID

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.