Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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OS EFEITOS DOS CONTOS E DAS FÁBULAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS INTERVENÇÕES DO PIBID
ALINE CORREA DORNELES GEDIEL, Edilma Lima, Rochele Santaiana

Última alteração: 2017-08-23

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre a importância dos contos e das fábulas. Enquanto bolsista do Programa de Iniciação de Bolsas à Docência - PIBID, tive à necessidade de buscar conhecimentos sobre esse tema, para que assim tivesse subsídios para o desenvolvimento das intervenções realizadas em uma turma do terceiro ano, do ensino fundamental, em uma Escola Municipal de Educação Básica de Alegrete. Os encontros aconteceram semanalmente durante o semestre de 2017/1, momentos estes que trabalhamos diversos contos e fábulas de forma lúdica. Apresentamos aos alunos do terceiro ano a biblioteca da escola, para que assim os alunos se familiarizassem com os livros. Depois dessa visita, pedimos aos alunos que escolhessem um livro para nossa primeira leitura, dessa forma saberíamos qual aluno apresentaria dificuldades. Entendemos que a leitura proporciona a criança possibilidade de novos conhecimentos; facilita a compreensão de si e do mundo a sua volta; abre a mente para descobertas; estimula a imaginação, a fantasia, a curiosidade, a criatividade e potencializa a capacidade lógica e abstrata. Portanto, justifica-se, assim, a importância de inserir, o mais cedo possível, as fábulas e contos de fadas no cotidiano dos alunos. A construção de significados, como ponto básico do processo de formação de leitores, fundamentalmente se refere a que a criança desenvolve interesse no objeto de leitura só quando é capaz de atribuir significados mais ou menos profundos, dependendo de suas capacidades, de suas experiências prévias e de suas estruturas cognitivas e emocionais. Esta consideração exige do mediador da leitura um domínio dos conteúdos e do material que apresenta ao jovem leitor e, ao mesmo tempo, a capacidade de estabelecer uma relação entre as estruturas e as experiências que a criança já possui. Diversos especialistas (BETTELHEIM, 1980; COELHO, 2004) em psicogênese e literatura infantil sustentam que as fábulas e os contos de fadas têm uma importância essencial no desenvolvimento da criança. Para eles, ler ou contar essas histórias para elas, deveria ser fator imprescindível para pais, professores e educadores em geral. Bettelheim, (1980) em sua obra a Psicanálise dos Contos de Fadas, ainda defende que as fábulas e os contos de fadas não têm um prazo de vencimento com o tempo para as crianças, mas constituem um recurso indispensável no desenvolvimento cognitivo e emotivo.  Nesse sentido, as práticas no PIBID nos dão à oportunidade de levar para dentro da escola e da comunidade o gosto pela leitura de forma lúdica e diferenciada, já que em muitos lares, os pais não tiveram oportunidade de aprendizado e não podem ofertar isso a seus filhos.  Esse gosto, crescerá com as crianças, pois ao realizarmos a contação de história e termos o cuidado de selecionar e utilizar técnicas diversificadas para aguçar sua imaginação, os transportarmos para um “mundo de magia”. Dentro desse contexto, percebemos as dificuldades que os alunos tinham com a leitura e através da contação de histórias surgiu o desejo, a curiosidade, a criatividade e por consequência o aprendizado.

 


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem. PIBID. Formação de leitores

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