Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
Matemática nas séries iniciais: uma nova perspectiva de aprendizagem no dia a dia da criança
Danisia Silvana Carvalho Brasil, Rochele Santaiana, Edilma Lima

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Danísia Silvana Carvalho BRASIL1; Edilma Machado de LIMA2; Rochele da Silva SANTAIANA3.

 

1. Bolsista PIBID/CAPES, Curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS);. 2. Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS). 3.Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS).

 

E-mails: danisiabrasil@outlook.com, edilma-lima@uergs.edu.br,  rochele-sant@uergs.edu.br

 

O presente trabalho apresenta uma nova perspectiva de ensinar matemática para crianças das séries iniciais (3ª e 4ª ano), que como acadêmica do curso de Pedagogia e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID tenho a oportunidade de estar inserida no cotidiano da escola e poder observar as dificuldades de ensino e aprendizagem da matemática à discentes dos anos iniciais. Neste sentido, a proposta tem como objetivo desenvolver nos alunos o gosto do saber e consequentemente a compreensão dos conteúdos trabalhados em matemática para que o aprendizado se dê de forma significativa. Como metodologia para desenvolver as atividades nas intervenções realizadas em uma escola municipal de Alegrete, no primeiro semestre de 2017, iniciei apresentando a proposta à supervisora do PIBID, a equipe diretiva e professores. No segundo momento fiz algumas combinações com os alunos e adotamos métodos de trabalho como, por exemplo, o registro das atividades em caderno exclusivo para o PIBID, visita de campo a um supermercado para observar preços de materiais que utilizam no cotidiano de suas casas, pesquisa em encartes e posterior anotação dos valores dos produtos. A partir desses registros realizamos colagem das imagens recortadas dos encartes no caderno solicitado e realizamos operações matemática com probleminhas do cotidiano. Em outro momento, discutimos os problemas observando se houve uma aprendizagem significativa dos conteúdos. Para desenvolver qualquer tema em sala de aula, o educador deve ser criativo e ter a sensibilidade de propor condições para que exista articulação entre o ensinar e o aprender, se contrapondo a forma tradicional de ensinar matemática, que é caracterizada pela repetição, pela memorização e mecanização de cálculos (ALVES, 2004). Sabemos que existem vários fatores que dificultam a aprendizagem de um aluno em sala de aula, mas partindo de uma forma lúdica e recreativa é possível uma aprendizagem significativa dos conteúdos de matemática para qualquer etapa do ensino. Entendo que as estratégias quando apresentadas dessa forma, a criança sente prazer em aprender e não se afasta do mundo escolar, a ação do educador perante a classe é imprescindível para que o aluno desenvolva seu próprio pensamento e saiba construir conceitos matemáticos a partir da sua realidade. Como conclusão nesse trabalho, destaco que participar do PIBID e estar inserida na escola, aliando meus conhecimentos adquiridos na universidade, me proporciona o contato direto com os alunos e aproximação do mundo escolar, momento ímpar na formação da docência. Quanto aos resultados, observei que quando as atividades são trabalhadas de forma diferente das que, normalmente, são apresentadas os alunos se envolvem mostrando grande interesse em participar. A aprendizagem se torna significativa, visto que há relação com suas vivencias e, assim, se tonando mais compreensível, tudo se torna prazeroso e divertido quando se aprende brincando

Palavras-chave


PIBID. Matemática. Ensino e aprendizagem

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.