Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
Semeando Valores: Aprendendo a ser e conviver.
Ivete Kunzler Silveira, VALDIRENE BARCELOS DOS SANTOS, TIAGO EDUARDO BERTOLO PEREIRA, Eliziane de Avila de Avila Maroneze, Bianca Viapiana, Silvia Regina Oliveira dos Santos, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente resumo tem o intuito de apresentar o projeto desenvolvido pelas acadêmicas e bolsistas do Pibid da UERGS em São Luiz Gonzaga. Nesse sentido nosso subprojeto tem o seguinte título: Semeando Valores: Aprendendo a ser e conviver. O mesmo está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança situada no município de São Luiz Gonzaga/ RS, com o objetivo de desenvolver uma proposta voltada á valorização dos saberes dos alunos e seu processo de aprendizagem, ressaltando valores essenciais para uma boa convivência escolar.  Busca-se vivenciar essa experiência única, através da reflexão e de práticas desenvolvidas por meio de atividades corporais, leitura, escrita, música, teatro, entre outras, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o respeito ao próximo, e assim enriquecer nossa trajetória enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia- Licenciatura. Nossa investigação apresenta como metodologia a abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante. Os instrumentos de pesquisa utilizados se dão por meio de registros escritos, fotografias e filmagens, e são ainda realizadas análises das práticas que acontecem uma vez por semana, na escola, com as turmas dos Anos Iniciais.  As bolsistas através de suas praticas trabalham na busca de desenvolver e vivenciar ações concretas e reflexivas sobre a importância dos valores bons, éticos e morais, com o intuito de diminuir os conflitos entre alunos e desta forma melhorar o convívio escolar. Os resultados preliminares apontam a relevância de compreender a importância da afetividade em todas as atividades trabalhadas no ambiente escolar, pois quando há um bom vinculo afetivo nas relações humanas fica mais fácil aceitar a opinião do outro, na busca de desenvolver bom trabalho, como forma de construir o aprendizado de forma encantadora em uma proposta interdisciplinar. Observa-se que já houve mudança no comportamento dos alunos, pois os mesmos construíram regras de boa convivência e cobram o cumprimento delas pelos colegas. Ressalta-se que objetivo das bolsistas é plantar uma sementinha de amor no coração de cada aluno, para que lá na frente a sementinha cresça e dê bons frutos para a sociedade. É com uma imensa alegria e com muita vontade de realizar nossas praticas que estamos inseridos semanalmente na Escola de Ensino Fundamental Boa Esperança, com a finalidade de ensinar e aprender, tanto com as crianças como também com a experiência das professoras e equipe gestora, em momentos de trocas de saberes.


Palavras-chave


Valores. Convivência. Escola.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.