Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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A avaliação na prática pedagógica das pedagogas/pibidianas da Uergs são Luiz Gonzaga
Ivete Kunzler Silveira, Percila Silveira de Almeida

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente projeto de pesquisa intitulado: A avaliação na prática pedagógica das pedagogas/pibidianas da Uergs são Luiz Gonzaga, visa compreender o processo avaliativo na prática pedagógica dessas pibidianas, e assim relatar também nossa experiência como pibidiana, ressaltando as atividades que acontecem durante as oficinas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas do município de São Luiz Gonzaga. Nesse sentido objetiva-se compreender o processo avaliativo na prática pedagógica das pedagogas/pibidianas da Uergs são Luiz Gonzaga, ainda pretende-se observar e analisar as formas de avaliação usadas nas práticas das bolsistas, bem como identificar as concepções de avaliação presentes na prática pedagógica destas pedagogas. Apoiado em concepções teóricas de Jussara Hoffmann e Cipriano Carlos Luckesi, o trabalho propõe reflexões analíticas sobre as práticas docentes e a avaliação da aprendizagem. A metodologia empregada neste estudo é a pesquisa qualitativa que possibilita um aprofundamento sobre o tema proposto, onde em fase inicial a pesquisa é bibliográfica e em segundo momento a pesquisa de campo.  A coleta de dados será realizada com as acadêmicas do curso de Pedagogia Licenciatura da Uergs de São Luiz Gonzaga, e bolsistas do PIBID nesta mesma unidade. O interesse pela escolha do tema surgiu por meio das reflexões e aprendizagens durante minhas práticas desenvolvidas como pibidiana, onde desenvolvo atividades diante de estudos e planejamentos. A avaliação é um tema bastante complexo e de extrema importância, tanto para o trabalho do professor quanto para o aluno, sendo assim, sinto-me motivada a conhecer mais sobre essa prática, para ampliar novos conhecimentos, o que favorecerá minha atuação como futura docente. Este estudo poderá vir a contribuir para ampliação da reflexão do trabalho desenvolvido pelas pibidianas, ou até mesmo para outros acadêmicos do curso Pedagogia Licenciatura que venham a interessar-se a respeito dos benefícios de uma prática avaliativa mediadora, em que o professor seja o mediador do conhecimento, que vise o acompanhamento constante dos alunos e os posicionamentos necessários para o alcance dos objetivos de ensino. O projeto de pesquisa encontra-se a em andamento e para tanto não é possível apresentar dados concretos, de qualquer forma como bolsista do programa Pibid, compreendemos que se faz necessário que o ato de avaliar seja amplamente discutido, para que se possa aprofundar cada vez mais essa temática, considerando a avaliação como um instrumento que pode contribuir para a construção do conhecimento.


Palavras-chave


Avaliação. Aprendizagem. Prática Pedagógica. PIBID

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