Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
Juliana de Oliveira Pereira, Silvane Inês Pieczkowski, Maria da Graça Preediger DA Pieve

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tem oportunizado a nós — acadêmicas do 6° semestre do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Unidade da Uergs em Cruz Alta –  vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Cruz Alta/RS, construir conhecimentos pedagógicos e realizar práticas diferenciadas com os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental.Esse trabalho, dessa forma, constituí-se em um relato de experiências das atividades desenvolvidas na turma do Pibid, que apresenta dificuldades na apropriação e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Acreditamos que o trabalho com a Literatura Infantil possibilita meios para ampliar o conhecimento e uso da linguagem oral, ampliar as práticas de letramento e a produção escrita, bem como, permite conhecer e apreciar textos literários. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), ouvir a leitura de textos pelo professor é uma das possibilidades mais ricas de desenvolvimento da oralidade, pelo incentivo à escuta atenta, pela formulação de perguntas e respostas, de questionamentos, pelo convívio com novas palavras e novas estruturas sintáticas, além de se constituir em alternativa para introduzir a criança no universo da escrita. Nesse contexto, objetivamos desenvolver nas crianças o encantamento pela leitura, estimulando o seu imaginário, apresentando para elas os contos de maneira lúdica, contanto a história com auxilio de cenários e caracterizações, envolvendo a criança e conseguindo manter a sua atenção. Acreditando que a literatura infantil  enriquece o vocabulário, a formação do imaginário e oportuniza possibilidades de se desenvolver no âmbito social e cognitivo, julgamos importante esta prática de envolver a criança a partir de contos,  para que troquem idéias  de como a história poderia ter sido diferente e o que ela faria no lugar do personagem. A literatura infantil permite que as crianças recontem as histórias e desenvolvam a escrita, nomeiem os personagens e as cenas que mais lhe chamaram a atenção. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017)  a "produção de textos orais em situações específicas de interação", as "práticas de escrita de palavras e frases e de pequenos textos" e as "práticas de leitura e reflexão para apreciar textos literários orais e escritos", constituem-se em unidades temáticas do processo de alfabetização. Na escola, a criança passa a fazer a relação entre a oralidade e a escrita, conseguindo nomear e relacionar o significado ao seu significante, descobrindo assim, um mundo de possibilidades comunicativas. É gratificante presenciar o momento em que a criança amplia seu universo de comunicação e começa a expressar através da escrita suas idéias e vontades. Com a ampliação e apropriação da linguagem oral e escrita, a criança passa a argumentar e a questionar e não cessa mais. Como resultados das atividades desenvolvidas, percebe-se o entusiasmo e envolvimento da turma em sala de aula, aprimorando e ampliando cada vez mais o desenvolvimento de sua linguagem.

 



Palavras-chave


literatura infantil;linguagem oral;linguagem escrita.

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