Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O LÚDICO DE FORMA RELEVANTE PARA UM APRENDIZADO SAUDÁVEL.
kati Bardim Costa, Edilma Machado de Lima, Rochele da Silva Santaiana

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Este trabalho tem como tema de discussão a Educação na Saúde, devido ligações das referidas áreas, uma escola é saudável quando a comunidade escolar reconhece a importância da prevenção e da aquisição de hábitos de vida saudáveis que transformem as relações com o próprio corpo e com o ambiente.  Objetiva-se com o estudo proporcionar a prática baseada na promoção da saúde e na participação social. Transmitir a importância de educar cuidando da saúde escolar e as maneiras que as práticas desenvolvidas estão interligadas de forma pedagógica. Metodologicamente foi feito um levantamento teórico de referenciais sobre Educação e Saúde onde foram usados autores como Chiesa AM, Verissímo MDLÓR/ 20 de março de 2003, Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), em 30 de março de 2006 (Brasil, MS, 2006). E posteriormente um relato das experiências no PIBID que podem ser vislumbradas possíveis articulações entre ações na área da saúde na escola. Na prática pedagógica realizada nas intervenções do Pibid em uma turma de 5° ano no ano de 2017 de uma escola municipal, a abordagem de palestras e indicadores para prevenção da GRIPE A, que obteve boa receptividade por parte dos alunos, pois os mesmos demonstraram curiosidades e interesses sobre cuidados e prevenção de doenças dentro da própria escola e em suas comunidades. De uma forma lúdica foram trabalhadas com a turma noções de valorização da educação em seus vários contextos sociais e mostrando as dificuldades encontradas nas famílias para manter a saúde de todos, por isso mostramos que na escola é possível adquirir conhecimentos que primem também pela saúde. Conclui-se saudável quando abriga a diversidade e quando o centro da escola é a singularidade de cada um, é saudável quando estabelece relações a partir do afeto e da inclusão.


Palavras-chave


Aprendizagem; Contexto Social; Educação e saúde.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.