Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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INICIAÇÃO À DOCÊNCIA FORMANDO MULTIPLICADORES PARA UM TRÂNSITO SEGURO
Tamíris Soares Pinheiro, Leticia Ribeiro dos Santos Móre, Viviane Castro Camozzato, Jaqueline Lidorio Mattia

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Todo início é marcado de inconstâncias e desafios. E são inúmeras as situações que constroem e desconstroem a visão do futuro professor. Necessitamos de educadores que contribuam na formação do cidadão consciente sobre seus atos, com o olhar macro e micro sobre a sociedade. Com esse objetivo iniciamos, em 2017, o nosso projeto dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Importante registrar a parceria estabelecida com o projeto “A transversalidade como ferramenta para formação de multiplicadores em educação para o trânsito”, cujo objetivo é construir, de maneira transversal, saberes e práticas que façam os sujeitos escolares refletirem sobre suas ações no cenário do trânsito. Dessa maneira, buscamos estratégias que contribuíssem com a capacidade imaginativa das crianças, incitando que pensem e registrem seu olhar amplo sobre os atores que compõem o trânsito e sua história no contexto da cidade de Bagé. Nossa primeira atuação tem sido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoela Teitelroit, em um 4º ano, localizada em um bairro considerado central. Os alunos são de classe média baixa, muitos com poucas condições de permanência na escola e alguns oriundos da zona rural, o que dificulta a assiduidade dos mesmos às aulas. A metodologia utilizada foi baseada nas observações, onde realizamos um diagnóstico da turma, da escola e do contexto em que está localizada a instituição para, assim, construir o projeto de trabalho. Percebemos, entre outros itens, as dificuldades na escrita da turma, uma vez que muitos ainda são silábicos. Para auxiliar nesse aspecto pensamos em produções que incluíssem a turma como um todo, com construções coletivas de textos, desenhos e vídeos que expressem o olhar e deem voz às crianças. Instigando o senso criativo apresentamos, na segunda aula, um vídeo com uma narração da história da cidade, com imagens aéreas e fotos, mostrando as mudanças com a chegada da tecnologia e o aumento da frota de automobilística. Após, propomos a confecção de um diário, onde eles ilustrariam suas criações, seus pensamentos, suas indagações e reflexões acerca do trânsito da cidade. Ao longo das escritas percebemos que eles apresentaram um excelente senso de criação, inventando a todo tempo super-heróis que salvam o mundo, e mesmo mostrando a sua realidade – com um olhar infantil e ao mesmo tempo crítico. Baseado nisso lançamos uma contraproposta para ser realizada concomitante, que é a exposição de cartazes com suas mensagens criativas, autônomas e reflexivas, distribuindo-os pela cidade. Ao longo das aulas vimos a importância do Pibid para o processo de formação do aluno. E isso, entre outros motivos, pela diversidade de informação que eles acabam tendo acesso e transformando em conhecimento. O trabalho encontra-se em andamento, mas consideramos que atuar a partir de um tema – o trânsito – cuja função social é explícita para as crianças, bem como com metodologias de trabalho que incitem a potencialidade criativa de cada uma delas, instiga a construção de um conhecimento engajado e significativo, tornando possível a reinvenção dos sentidos dos temas caros à proposta aqui analisada.


Palavras-chave


transversalidade; educação para o trânsito; Bagé; infância

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