Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Por uma cidade para as crianças
Cíntia Francieli Figueiredo Martins Rodrigues, Daiane Cardoso Martins, Tania Toffoli

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Neste relato pretendemos explanar parte de nossas experiências vividas como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul- UERGS Bagé-RS. As atividades estão sendo desenvolvidas na E.M.E.F Padre Germano, no bairro Tiaraju.  O subprojeto tem por finalidade promover um espaço de interlocução entre a universidade e a escola de educação básica, com foco nos anos iniciais, trabalhando a liberdade de expressão da criança, bem como sua autonomia, visando à percepção dos educandos induzindo- os para que façam uma análise da sociedade em que vivem, despertando um olhar crítico em vários aspectos que as envolvem, o respeito e a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, conhecendo, explorando e cuidando da nossa cidade, bairro e escola, inteirando a comunidade escolar da importância da educação para a cidadania, levando ao conhecimento dos alunos seus direitos e deveres para que possam se tornar cidadãos que exerçam seu papel com consciência e responsabilidade sem deixar de ser criança, sempre cuidando para que os mesmos não percam sua identidade, mas que, além disso, possam contribuir com seus conhecimentos prévios para que a aula torne-se prazerosa, expressando seus sentimentos, sua arte, suas indagações através de trabalhos individuais para garantir sua identidade e características e em grupos para que haja troca de saberes. Justifica-se o presente trabalho pela importância de compreender e observar as contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem. Nesse contexto, é de suma importância pensar sempre que estamos trabalhando com sujeitos que precisam de um mediador que os forneça subsídios necessários para que obtenham várias possibilidades de chegar ao conhecimento. As atividades estão sendo desenvolvidas ao longo do presente ano, onde procuramos entender a realidade em que vivem, para assim propor as atividades, pensando sempre em uma sociedade melhor para os discentes e evidenciando que através de cada um é possível fazer a melhoria com atitudes simples, mas significantes. Os primeiros trabalhos ocorreram através da reciclagem, no qual cada aluno pode perceber que tinham riquezas em casa e na escola, que iria para o lixo, então iniciaram pesquisas sobre produtos recicláveis e não recicláveis, sua decomposição e fatos agravantes que ocorrem pelo mau descarte. Durante o desenvolvimento das atividades percebemos a construção do ensino-aprendizagem de cada criança, constatamos o quanto é necessário à utilização de atividades lúdicas para o desenvolvimento dos educandos. Notamos o crescimento dos alunos em relação à oralidade e forma de expressão, pois estavam deixando de serem meros receptores para serem participantes ativos nas atividades desenvolvidas, trabalhos em grupo também foram significantes, pois aprenderam a compartilhar ideias e até mesmo materiais e puderam interagir uns como os outros e não somente com suas afinidades. De fato através da inserção do PIBID na escola com atividades lúdicas percebem-se mudanças significativas na qualidade do ensino e na melhora da aprendizagem dos educandos.


Palavras-chave


PIBID,cidadania, ludicidade

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