Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O ensino da matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com auxílio de materiais manipuláveis, é de suma importância, pois vários estudos apontam como uma das contribuições desta metodologia que desenvolve o raciocínio lógico matemático. Neste sentido, propôs-se realizar tal pesquisa, que teve como questionamento inicial a seguinte pergunta: Como o material dourado pode ser aplicado na construção do conceito de adição, sem acréscimo, e subtração, sem reserva, por uma turma do segundo ano do ensino fundamental? Tal projeto está estruturado a partir da realização de atividades semanais, elaboradas em formato de oficinas, utilizando o material dourado, recortes, dobraduras e jogos online tendo como objetivo a construção e compreensão de tais conceitos matemáticos. Em virtude disso, o presente resumo terá como embasamento teórico o autor Celso Antunes (2014), que tece sobre o uso dos materiais manipuláveis — material dourado — como auxílio para no desenvolvimento lógico das crianças e, também, no apoio pela busca de solucionar problemas matemáticos. Como metodologia, após apresentar o material concreto aos alunos e permitir que façam a manipulação livremente, será explicado o significado de cada peça e como será utilizada. Para atender este objetivo, será realizada uma pesquisa de campo, que terá como instrumento de coleta de dados diário de campo, analise das atividades que estão sendo desenvolvidas. A análise dos dados se dará a partir da interpretação de tabelas e gráficos, construídos por meio das atividades realizadas pelos alunos. Acredita-se que, com a realização desta proposta de pesquisa, será possível verificar como este grupo de alunos compreendem esses conceitos matemáticos, de adição e subtração, a partir de atividades com o material dourado.