Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
PIBID: UMA EXPERIENCIA ENQUANTO ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Sandra Elizabet Fagundes da Silva, Naiara Cristina Schuler, Helenara Machado de Souza

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) objetiva adiantar o vínculo entre os futuros pedagogos e as escolas de educação básica.  O Curso de Pedagogia/Cruz Alta da UERGS conta com 48 bolsista, do qual faço parte deste numero desde o ano de 2014, foi neste momento que tudo adquiriu forma e passei a me sentir determinada e confiante sobre a escolhas do Curso. Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma sucinta os quatros anos (de 2014 á 2017) de experiências vivenciadas nas turmas de 1° anos, onde participei como bolsistas do PIBID, através do curso de Pedagogia da UERGS/ Unidade de Cruz Alta. Muitos podem questionar sobre o porquê uma acadêmica ingressar num projeto de Iniciação a Docência logo no primeiro semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia, eu responderia que a importância do processo de agregar o concreto com o teórico científico, revelando de forma integral e lógica tudo que estava sendo aprendido durante a formação acadêmica representa o fator determinante. As dúvidas e incertezas a respeito do ingresso no curso de Licenciatura em Pedagogia, deram lugar a uma mudança de comportamento frente a um desenvolvimento profissional da futura pedagoga.  As dificuldades sentidas no decorrer das situações enfrentadas durante esta evolução, foram muitas, desde a timidez frente à turma, meu posicionamento de professora, até a metodologia adequada aos interesses e aos níveis das turmas. A experiência no PIBID é uma iniciação em dois sentidos: como iniciante do curso de Pedagogia aprendendo o oficio docente e como bolsista do Programa tendo o compromisso de ensinar os alunos da minha sala. A realidade escolar e os desafios nela inseridos são surpreendentes, a cada dia diante do aprendizado de reconhecer os detalhes que compõem a docência e seus resultados; a reconhecer o significado do clima escolar e de uma sala de aula movida para e com as aprendizagens; reconhecer os significados das denominações que vão tecendo a interpretação dos desempenhos da turma. Por isso, a metodologia adotada neste trabalho partiu da reflexão, a fim de identificar os aspectos que mais chamaram atenção e dentre eles selecionar os que sentem a necessidade de compartilhar.


Palavras-chave


Formação acadêmica. Metodologia adequada. Autonomia da aula.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.