Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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DANÇA E GEOMETRIA: A FORMA COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO
Israel Sulivan, Carolline Rocha Alves, Sílvia da Silva Lopes

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente projeto tratou de uma proposta de criação em dança a partir das formas geométricas. Durante as observações no quinto ano da E.M.E.F. José Pedro Steigleder, pensou-se em trabalhar com as formas geométricas, devido à característica da turma. O projeto atendeu aproximadamente 22 crianças com idades entre 10 e 11 anos, durante 16 encontros. Alguns estudantes possuem deficiência: uma menina com síndrome de Down, outra com deficiência intelectual e um menino com limitações físicas que tem uma professora auxiliar como acompanhante. Por conta disso, procurou-se levar para a sala de aula como as formas geométricas compõem os lugares aos quais transitamos e permanecemos. O projeto teve como objetivos possibilitar a experiência dos(as) participantes com a pesquisa de materiais para a criação em dança, promoveu discussões e um olhar mais minucioso para com o espaço escolar e, também, incentivou o desenvolvimento de características físicas e intelectuais de cada participante nos trabalhos em grupo. Para uma melhor apropriação das figuras geométricas, as aulas contemplaram momentos de reprodução dessas imagens através de desenhos bidimensionais e, posteriormente, com o auxílio de um elástico para a projeção do corpo no espaço, refletindo acerca do que é dança. Desde o primeiro encontro foi pedido para que escrevessem observações, dúvidas ou sugestões e, caso precisassem, nos entregassem sem qualquer tipo de exposição. Os encontros terminaram antes do previsto, devido a uma reorganização na turma. Entretanto, o projeto foi encerrado atingindo o objetivo principal: propor aos(às) participantes que criassem um trabalho em dança a partir do tema sugerido. Os resultados dessa proposta foram surpreendentes: houve uma interação generosa entre os participantes que se percebiam diferentes e necessários para a construção dos espaços sociais, assim como as formas geométricas são; experimentaram a possibilidade de criação e interação de diferentes corpos pelo viés da Dança. Todos(as) os(as) participantes dedicaram atenção durante a pesquisa de materiais promovendo discussão quanto a composição do espaço que os(as) circunda e a contribuição da grande maioria na composição coreográfica sendo propositivos(as) e empáticos(as).


Palavras-chave


Dança. Escola. Geometria. Criação em Dança.

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