Última alteração: 2017-09-05
Resumo
Autoras: Lucia Nunes de Campos BUFFLEBEN; Jaíne GREFF; Eliézar Benaia Machado FRANÇA; Denise Nunes de Campos do NASCIMENTO.
Coautora (as): Rita Cristine Basso Soares SEVERO; Percila Silveira de ALMEIDA.
O presente artigo é resultado das práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Drº Mário Vieira Marques – CIEP, de março a julho de 2017, com as turmas dos 1º, 2º e 3º anos. O artigo tem por objetivo compreender a utilização dos jogos e brincadeiras no auxilio do processo de Alfabetização e Letramento utilizando materiais reciclados, buscando tornar o processo de Alfabetização e Letramento mais prazeroso e atrativo. Busca-se com o uso deste recurso aguçar a curiosidade dos alunos pelo mundo das letras, para que realmente busquem apropriar-se deste saber. Procura-se a partir do trabalho com jogos e brincadeiras o desenvolvimento cognitivo físico e emocional, mas sobre tudo o desenvolvimento da fala, leitura e escrita, evidenciando o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem. Como desenvolvimento do referido projeto as Pibidianas tem o intuito de compreender a organização e a utilização desse recurso (jogos e brincadeiras) na prática pedagógica. Ressaltando que estas buscam entender a problemática no que se refere as dificuldades no processo de Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais, tentando propor alternativas que amenizem tais problemas, já que uma das ações contempladas no PPP da escola é propiciar situações de aprendizagem contemplando aluno no seu universo, cognitivo, cultural, esportivo e social.