Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS
Lucia Buffleben Nunes de Campos, Jaíne Greff de Oliveira, Eliézar Benaia Machado França, Denise Nunes de Campos do Nascimento, Percila Silveira de Almeida, Rita Cristine Basso Soares Severo

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


Autoras: Lucia Nunes de Campos BUFFLEBEN; Jaíne GREFF; Eliézar Benaia Machado FRANÇA; Denise Nunes de Campos do NASCIMENTO.

 

Coautora (as): Rita Cristine Basso Soares SEVERO; Percila Silveira de ALMEIDA.

 

O presente artigo é resultado das práticas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Drº Mário Vieira Marques – CIEP, de março a julho de 2017, com as turmas dos 1º, 2º e 3º anos. O artigo tem por objetivo compreender a utilização dos jogos e brincadeiras no auxilio do processo de Alfabetização e Letramento utilizando materiais reciclados, buscando tornar o processo de Alfabetização e Letramento mais prazeroso e atrativo. Busca-se com o uso deste recurso aguçar  a curiosidade dos alunos pelo mundo das letras, para que realmente busquem apropriar-se deste saber. Procura-se a partir do trabalho com  jogos e brincadeiras o desenvolvimento cognitivo físico e emocional, mas sobre tudo o desenvolvimento da fala, leitura e escrita, evidenciando o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem. Como desenvolvimento do referido projeto as Pibidianas tem o intuito de compreender a organização e a utilização desse recurso (jogos e brincadeiras) na prática pedagógica. Ressaltando que estas buscam  entender a problemática no que se refere   as dificuldades no processo de Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais, tentando propor  alternativas que amenizem tais problemas, já que uma das ações contempladas no PPP da escola é propiciar situações de aprendizagem contemplando aluno no seu universo, cognitivo, cultural, esportivo e social.


Palavras-chave


Palavras- chave: Alfabetização; Letramento; Jogos e Brincadeiras.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.