Última alteração: 2017-09-05
Resumo
O presente resumo apresenta os desenvolvimentos de um “projeto pibidiano” que nasceu do diagnóstico de observações e demandas junto a uma das escolas parceira do Pibid-Pedagogia- AI/CAPES/UERGS, no município de São Francisco de Paula/RS. O projeto Cri(a)ções: Experiências em Alfabetização e Letramento, surge com o objetivo de diversificar o cotidiano escolar e contribuir para os múltiplos aspectos e fases da alfabetização em que se encontram as turmas do 2º ano e 3º ano do ensino fundamental, considerando-se que os números apresentados pelo Ideb neste município, especialmente na escola em que os trabalhos são desenvolvidas, encontra-se entre os mais baixos do RS. Um diagnóstico da leitura e escrita das 2 turmas envolvidas apontou um significativo número de alunos que apresentava escrita silábica e alguns inclusive pré-silábicos, segundo o teste dos níveis de Ferreiro e Teberosky (1996). Com base nestes dados e em diálogo com a coordenação pedagógica e docentes envolvidos no programa, buscamos contemplar uma proposta baseada em ações nas quais as atividades de alfabetização, letramento, matemática e artes visuais se alinhassem aos eixos de educação ambiental – EA e às nuances do multiculturalismo no ambiente escolar, em que as crianças pudessem aperfeiçoar suas aprendizagens prévias, além de expressarem seus sentimentos dentre as trocas de saberes que ocorrem nas ações coletivas e atividades lúdicas. Com esta proposta atingimos 2 (dois) objetivos, que no conjunto colaboram com a avaliação de nossos próprios conhecimentos prévios em relação aos processos de alfabetização matemática e da língua materna. O primeiro deles, propiciando intervenções significativas no processo de leitura e escrita, através das cri(a)ções artísticas oriundas dos próprios educandos, que geraram a ampliação e o desenvolvimento do universo linguístico dentre a comunicação oral e escrita, incentivando a descoberta de suas capacidades enquanto sujeito consciente das ações consigo, com o outro e com o ambiente. Neste sentido unimos o conceito de sujeito ecológico de Carvalho (2006) aos conceitos básicos produzidos nas multiculturas dos campos de Cima da Serra, despertando a sua identidade, autonomia e consciência crítica, através de histórias, leituras e interpretações de textos e eventos da comunidade, capazes de promover também a resolução de problemas matemáticos simples, com a introdução/criação de jogos e brincadeiras. O segundo objetivo envolveu nosso preparo para promover intervenções nas quais a valorização dos conhecimentos oriundos da realidade dos educandos, alcançasse os alunos das turmas que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem (DA) já avaliada. Para tanto foi realizado um trabalho com a utilização de jogos como instrumentos fundamentais das práticas realizadas, envolvendo os sons das letras e reconhecimento de números, sequências e quantidades. Neste movimento, em que este pequeno grupo de alunos se encontrava devidamente incluído nas atividades, pudemos perceber o significado do conhecimento especializado na construção de propostas que possibilitem aprendizagens relevantes para os envolvidos nessa jornada.