Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Projeto Cri(a)ções: Alfabetização, Ambiente e Inclusão nos AI
Fernanda Schinaider, Ana Cristina Ludivig Silveira, André Luiz de Oliveira Pereira Silva, Joice Lamperti, Roberta Teresinha Lopes Rosa, Rozi Terezinha Moreira da Rosa Reis, Rosmarie Reinehr

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente resumo apresenta os desenvolvimentos de um “projeto pibidiano” que nasceu do diagnóstico de observações e demandas junto a uma das escolas parceira do Pibid-Pedagogia- AI/CAPES/UERGS, no município de São Francisco de Paula/RS. O projeto Cri(a)ções: Experiências em Alfabetização e Letramento, surge com o objetivo de diversificar o cotidiano escolar e contribuir para os múltiplos aspectos e fases da alfabetização em que se encontram as turmas do 2º ano e 3º ano do ensino fundamental, considerando-se que os números apresentados pelo  Ideb neste município, especialmente na escola em que os trabalhos são desenvolvidas, encontra-se entre os mais baixos do RS. Um diagnóstico da leitura e escrita das 2 turmas envolvidas apontou um significativo número de alunos que apresentava escrita silábica e alguns inclusive pré-silábicos, segundo o teste dos níveis de Ferreiro e Teberosky (1996). Com base nestes dados e em diálogo com a coordenação pedagógica e docentes envolvidos no programa, buscamos contemplar uma proposta baseada em ações nas quais as atividades de alfabetização, letramento, matemática e artes visuais se alinhassem aos eixos de educação ambiental – EA e às nuances do multiculturalismo no ambiente escolar, em que as crianças pudessem aperfeiçoar suas aprendizagens prévias, além de expressarem seus sentimentos dentre as trocas de saberes que ocorrem nas ações coletivas  e atividades lúdicas. Com esta proposta atingimos 2 (dois) objetivos, que no conjunto colaboram com a avaliação de nossos próprios conhecimentos prévios em relação aos processos de alfabetização matemática e da língua materna. O primeiro deles, propiciando intervenções significativas no processo de leitura e escrita, através das cri(a)ções artísticas oriundas dos próprios educandos, que geraram a ampliação e o  desenvolvimento do universo linguístico dentre a comunicação oral e escrita,  incentivando a descoberta de suas capacidades enquanto sujeito consciente das ações consigo, com o outro e com o ambiente. Neste sentido unimos o conceito de sujeito ecológico de Carvalho (2006) aos conceitos básicos produzidos nas multiculturas dos campos de Cima da Serra, despertando a sua identidade, autonomia e consciência crítica, através de histórias, leituras e interpretações de textos e eventos da comunidade, capazes de promover também a resolução de problemas matemáticos simples, com a introdução/criação de jogos e brincadeiras. O segundo objetivo envolveu nosso preparo para promover intervenções nas quais a valorização dos conhecimentos oriundos da realidade dos educandos, alcançasse os alunos das turmas que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem (DA) já avaliada. Para tanto foi realizado um trabalho com a utilização de jogos como instrumentos fundamentais das práticas realizadas, envolvendo os sons das letras e reconhecimento de números, sequências e quantidades. Neste movimento, em que este pequeno grupo de alunos se encontrava devidamente incluído nas atividades, pudemos perceber o significado do conhecimento especializado na construção de propostas que possibilitem aprendizagens relevantes para os envolvidos nessa jornada.

 


Palavras-chave


Criação. Alfabetização. Educação Matemática. Inclusão

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