Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
A matemática e o Letramento Rumo ao Conhecimento
Priscila Miréle de Souza LIMA

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


O presente trabalho está sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Adelino Souza, no município de São Francisco de Paula/RS, na qual realizamos períodos de observações e encontros para discussões com as professoras titulares das turmas do 5º Ano e professora do 4º Ano, turmas em que as pibidianas vão atuar neste semestre. Esta relação com o corpo docente da Escola é de suma importância, pois, através deste momento recebemos informações que serão suporte para o desenvolvimento de nossas práticas enquanto pibidianas e que também contribuirão para nossa formação futura como pedagogas. E nesta conversa chegamos ao seguinte diagnóstico, que é necessário continuar realizando atividades na disciplina de Matemática e Língua Portuguesa, pois são estas as dificuldades encontradas nas turmas parceiras do Programa do PIBID. Este encontro com as professoras titulares das turmas é de suma importância, pois é neste momento que obtemos subsídios para atuarmos de forma específica e eficiente em cada turma. Verificou-se que no quarto e quinto ano é necessária a intervenção de trabalhar as quatro operações matemáticas, interpretação dos problemas matemáticos, tabuada, leitura e escrita dos números, cálculo mental e numeração decimal. Concluímos que será necessário rever o projeto e incluir também algumas práticas de alfabetização e letramento. Entendemos que através de ações que serão desenvolvidas nas turmas dos Anos Iniciais, com o auxilio das práticas envolvendo matemática e letramento incluindo atividades lúdicas, usando jogos didáticos, e produção no desenvolvimento da escrita dos estudantes, assim contribuiremos para que o rendimento escolar dos estudantes venha, gradativamente, a aumentar. Quanto mais recursos forem utilizados neste processo, maior será o resultado e a compreensão dos alunos nestas áreas. Entendemos que os jogos deverão servir de apoio na compreensão e resolução dos cálculos, produção textual, leitura e escrita. Desenvolvendo nos alunos autoconfiança para superar as maiores dificuldades apresentadas no ensino da matemática e letramento.


Palavras-chave


Matemática. Letramento. Jogos. Aprendizagem

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.