Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
DOBRADURAS COM NARRATIVAS POÉTICAS, NOVAS POSSIBILIDADES NA AULA DE ARTES
Ariberto F. BAUERMANN FILHO, Igor Moraes SIMÕES

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Esse trabalho foi elaborado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Pibid, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Montenegro, no curso de Artes Visuais: Licenciatura. O projeto, Papel Amassado, foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, na turma do 4° ano junto com a professora regente.

Com as observações que realizei nas aulas da turma, compreendi que precisaria trabalhar no projeto com alguns objetivos pré-determinados como: etapas que envolvem o processo, manuseio com as mãos e feitura de origamis. Como disparador inicial da atividade tínhamos a repetição das dobras de papel do origami que logo proporcionou a amassadura, e assim a usamos para produzir diferentes personagens.

Desenvolvemos o projeto em 03 etapas: primeiro estudamos a história e elaboramos origamis, como um tsuru, um morcego e uma borboleta. Para que eles tivessem como base para próxima etapa. Nessa fase utilizamos folhas de ofício colorida e branca no tamanho A4 e em outros formatos. Na segunda etapa usamos folhas e amassamo-las até efetuar os nossos próprios origamis, diferentes dos anteriores. Para criarem a história.  Na terceira e última parte fizemos em grupos, escrevemos a narrativa para as dobraduras de personagens e fotografamos as cenas para produção de um vídeo. Assim os alunos experienciaram a feitura de novos personagens, e estudaram o quê a amassadura do papel pode proporcionar na elaboração poética de uma narrativa. Para representar a história desenvolvida usamos a técnica de animação Stop Motion.

Em virtude do que foi mencionado, conclui que com o desenvolver do projeto conseguimos atingir diferentes questões da rotina escolar, como a criação de personagens com papel, narrativas poéticas com a dobradura do mesmo e o trabalho em conjunto. Podemos juntos analisar de que a narrativa poética não está apenas em materiais e nos acabamentos, mas também no decorrer do processo que utilizamos e como apresentamos o trabalho.


Palavras-chave


Papel. Origami. Amassadura. Narrativa. Stop Motion.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.