Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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LETRAMENTO DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS IDENTIDADES NA INFÂNCIA
Jaison Marques Luiz, Lucas Gonçalves Abad, Fátima Regina Fernandez Mosquera, Viviane Castro Camozzato

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), unidade universitária em Bagé. Desenvolvido com alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Damé, tendo como público-alvo alunos de 8 a 9 anos de idade, procuramos realizar a valorização da construção da identidade na infância através dos temas transversais mais contemporâneos, correspondendo às questões mais urgentes e presentes no nosso cotidiano. Considerando isso, nosso enfoque foi construído tentando aliar as identidades da infância, as quais tem relação com os modos pelos quais as crianças dão sentido a si e ao mundo, ao letramento digital, este entendido como a capacidade que os sujeitos podem desenvolver de responder às demandas sociais a partir do uso das tecnologias digitais em geral. Nesse contexto, o trabalho justifica-se em aliar as diversas identidades presentes no contexto em que os alunos vivem, com as práticas de letramento digital, fazendo com que desenvolvam e apurem seu senso crítico, permitindo que experimentem novas formas de construir seus elos e seus múltiplos saberes. Acreditamos que, enquanto educadores, devemos dispor de tempo para debates em sala de aula, proporcionando uma conscientização e inquietação por parte dos nossos alunos.  Aliados ao tema da transversalidade, as novas tecnologias da informação e comunicação exigem que nós e os alunos nos mantenhamos atualizados para lidar com as inúmeras provocações apresentadas nas nossas práticas docentes diárias. A ideia deste projeto surgiu, assim, com a intenção de propiciar aos alunos o descobrimento e a construção da sua própria identidade no meio social onde estão inseridos e fora dele. Para isso procuramos utilizar das tecnologias da informação a fim de auxiliá-los no desenvolvimento dos seus trabalhos diários, tornando-o não apenas atrativo para eles, mas também algo que proporcione deleite ao intervirmos com os aspectos da infância. Não podemos deixar de lado o fato dos mesmos terem nascido nessa era tecnológica, cabendo-nos propiciar a eles, também na escola, um contato constante com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Foram trabalhados diferentes gêneros textuais mediante a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação para que os sujeitos envolvidos no processo pudessem se identificar na atual sociedade em que vivem, tornando significativas suas vivências e expectativas, tão logo na tenra idade que estão. Foram desenvolvidas práticas pedagógicas que contribuíram para ampliar a capacidade crítica das crianças, bem como seu reconhecimento como ser humano e espaço físico ocupado em sociedade. As aulas foram planejadas para serem dinâmicas, promovidas nos diversos espaços disponibilizados pela escola, e contando com a utilização de materiais que despertaram nas crianças o desejo de conhecimento. Construiu-se, mediante uma amplitude de práticas e propostas, definições sobre as diversas identidades e o letramento digital.


Palavras-chave


Identidade; Letramento Digital; Infância.

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