Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
RECREIO ARTÍSTICO: OLHARES DA DANÇA A PARTIR DO DIÁLOGO
Juliana Cristina Silveira Pedreira

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente trabalho trata de um projeto de pesquisa em andamento que está sendo realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Steigleder, com alunos de 6º a 9 ano, em Montenegro-RS, escola campo do PIBID da Dança, da Uergs. As atividades do projeto acontecem no turno matutino e são realizadas durante os 20 minutos do recreio. A proposta nasceu da inquietação de uma das bolsistas a respeito do recreio, referente às músicas que os alunos escolhiam para todos ouvirem no pátio, enxergando ali um espaço para diversas possibilidades de arte na escola. No início do ano letivo e das atividades do PIBID, através de uma conversa informal com a supervisora da escola, coincidentemente, ela trouxe a urgente demanda de um projeto para o recreio. A partir das observações feitas pelas bolsistas, foi escrito este projeto que ocorre de março a dezembro de 2017 e que atinge diretamente 401 alunos. Objetiva-se criar um espaço onde os alunos possam produzir e mostrar sua arte, valorizando a sua e respeitando a arte do outro; ampliar o repertório musical e o contato com diferentes estilos e propostas na área da Dança. A metodologia tem abordagem qualitativa e quantitativa e segue desta maneira: a) levantamento dos gêneros musicais preferidos entre os alunos e conversa de roda; b) análise dos gráficos e seleção das músicas que serão baixadas; c) organização das músicas por gêneros em pen drives diferentes para cada dia da semana; d) apreciação dos trabalhos dos alunos do Curso de Graduação em Dança da Uergs; e) inscrições dos alunos da escola para apresentação na mostra artística. O intento com o projeto é trilhar caminhos de ensino e aprendizagem que problematizem, questionem, desconstrua e reconstrua os trabalhos da Dança e outras artes na escola, estimulando os alunos a pensar e agir coletivamente, de maneira que contemple todas as pessoas que convivam no mesmo espaço. Assim, vemos a necessidade de garantir a continuação, ampliação e aprofundamento das atividades do projeto, para que os resultados continuem significativos com relação à arte em si e no pensar artístico dentro da escola. Assumimos que ao trabalhar com o conhecimento em Dança, não estamos apenas desenvolvendo o lado artístico dos alunos, mas despertando neles possibilidades de ampliar a visão de mundo e a criticidade, buscando assim, meios de potencializar cada um enquanto indivíduo pensante e em constante transformação.

 

Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Apreciação. Recreio Artístico. Arte.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.