Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Uma Leitura para a Vida: Juntos Descobrindo um Outro Mundo
Neiva Elisa Moreira Guterres, Leticia Silva Antunes, Fátima Mosquera, Tania Toffoli, Viviane Camozzato

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente relato tem origem de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, realizado com a turma do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Damé, em Bagé, RS. A turma era composta inicialmente por 17 alunos, sendo oito meninos e sete meninas, com alguns alunos apresentando dificuldades de aprendizagem recorrentes de problemas sociais como: violência doméstica, abandonos e maus tratos. Pensamos na leitura como um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, possibilitando o contato com diferentes ideias e experiências. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho foi o de proporcionar aos alunos a percepção do prazer imenso que há em ler um livro, assistir a um filme, ouvir histórias contadas e cantadas, e assim compreender, interpretar e apreciar diferentes formas de leituras, através de diversos meios. Com a experiência singular que o Pibid nos proporciona, constatamos que a turma precisava de incentivos e montamos o projeto: Uma Leitura para a Vida. Utilizamos um método de pesquisa qualitativo onde percebemos a realidade do grupo e decidimos aplicar o presente projeto visando contribuir enquanto alunas deste programa que vêm ampliando nosso conhecimento acadêmico e agregando habilidades docentes. Preparar o aluno para a vida é a função principal da educação e se antigamente as transformações eram bastante lentas, hoje as mudanças se aceleram no campo da cultura, do trabalho e principalmente no campo da tecnologia. O modo de vida de hoje exige um envolvimento criativo e, além disso, o volume imenso de informações disponíveis exige do professor um trabalho voltado constantemente na formação um leitor mais seletivo. Se no passado as crianças tinham como hábito ler histórias, hoje percebemos a dificuldade que é a realização de uma leitura espontânea, coletiva ou individual. No caso da turma trabalhada, é visível que não há incentivos por parte das famílias e por consequência existem poucos projetos neste segmento por parte da escola. Levando em consideração que a metade da turma estava repetido o 5º ano, o trabalho ficou mais desafiador, percebemos neles maior exigência e uma certa rebeldia por parte dos alunos mais velhos. Em muitos casos, tivemos que repensar alguns planos de aula e mudar algumas escolhas de textos para posterior aplicação. Nossa maior preocupação foi dar a eles a certeza de que estavam avançando, aprendendo coisas novas, havia muita frustração devido às retenções constantes.Tendo em vista todos os aspectos mencionados acima, concluímos que a prática de leitura não pode estar desvinculada à leitura do mundo do aluno. Precisa ser dinâmica, significativa, questionada e criticada, desse modo, acreditamos que conseguimos atingir grande parte de nossos objetivos, tendo a certeza de que muito ainda pode e deve ser feito.


Palavras-chave


Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita

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