Última alteração: 2017-09-04
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo socializar, mediante relato de experiência, práticas pedagógicas elaboradas e desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Pedagogia – unidade em Bagé, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Realizado no primeiro semestre de 2017, na escola E.M.E.F. Padre Germano, em uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental, procuramos proporcionar aos estudantes acesso às informações de diversos contextos sociais para que, com isso, tornem-se mais conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades. No decorrer do projeto abordamos, dentre outras questões, os seguintes pontos: a) tanto os direitos e deveres dos cidadãos quanto as regras de convivência em sociedade, baseando-nos sempre no respeito mútuo; b) discutimos sobre manifestações e movimentos sociais – o que foi bem propício considerando o nosso quadro político atual; c) focamos sobre as minorias existentes em nossa sociedade, e isso a partir de um olhar histórico e contextualizado – com uma abordagem ética e política importante por culminarmos a abordagem no tempo presente também, mediante exemplificações das lutas atuais a partir dos movimentos sociais. Aconteceram diversos debates em aula, tendo em vista – dentre outras condições – que a turma tem um perfil sociável e comunicativo. Nessas conversações sempre procuramos realizar um feedback das aulas anteriores, articulando com os temas e tópicos de cada novo encontro, construindo e traçando, com isso, paralelos com a realidade dos alunos e o contexto no qual os mesmos estão inseridos – proporcionando, assim, elos de ligação entre os educandos e os temas abordados. A partir das conexões que íamos estabelecendo a cada encontro, os estudantes puderam sentir-se parte daquilo que estava sendo discutido, o que facilitou o engajamento dos mesmos nas discussões. Ao longo do projeto, através dos diálogos mencionados e das práticas instigadoras em sala de aula, ficou evidente o entendimento dos educandos acerca do que é se construir enquanto um cidadão consciente. Sendo assim, pode-se refletir que nossos objetivos dentro do projeto Criança Cidadã foram alcançados, e até ultrapassados, nos permitindo dentro destas práticas iniciar uma contextualização e preparando os alunos para o próximo projeto, onde abordaremos um assunto que surgiu por diversas vezes ao longo de nosso trabalho nesse semestre: as questões de gênero. Com isso esperamos que fique reiterado o quanto procuramos, sobretudo, fazer da urdidura das experiências cotidianas em sociedade o mote para as propostas e as ressignificações que vamos construindo com as crianças nos encontros proporcionados com o Pibid. Afinal, isso nos parece vital para que os educandos se tornem pensadores críticos e cada vez mais ativos, sendo capazes de debater sobre diferentes assuntos, expressando o que pensam, respeitando o outro e o ambiente em que vivem. Formando-se, nesse processo, cidadãos para a vida democrática.