Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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PROJETO OUVIDO PENSANTE: MUSICANDO O APRENDER
Fernanda Viegas, Raquel Vieira Martinez, Sonia Gelos, Viviane Castro Camozzato

Última alteração: 2017-09-05

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo socializar, mediante relato de experiência, práticas pedagógicas elaboradas e desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Pedagogia – unidade em Bagé, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Surgiu da iniciativa das pibidianas em apresentar aos educandos do 3º ano da EMEF Padre Germano assuntos que contemplem os quatro eixos do ensino fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que  são: letramentos, leitura do mundo social e natural, ética e pensamento crítico,  solidariedade e sociabilidade, mediante a musicalidade e os sons. Este trabalho visa a construção do saber através da musicalidade, explorando os eixos descritos acima, auxiliando no desenvolvimento de outras disciplinas. O projeto está sendo aplicado através de práticas que permitem aos educandos explorar o sentido da audição (com exercícios de identificação de sons), a corporeidade com as atividades de danças e jogos musicais (trabalhando as emoções), e também a leitura de mundo com a análise das letras das canções apresentadas e que possibilitam a discussão e debate favorecendo, assim, a criticidade das crianças. O projeto desenvolve-se em vários eixos, com os quais procuramos apresentar diversos ritmos, melodias, conhecimentos históricos, culturais e artísticos, realizando estudos que levem os estudantes a refletir além do que estão ouvindo ou cantando. Cabe salientar que sabemos que a música e os sons envolvem o ser humano desde muito cedo. Seja em suas residências, no decorrer da educação básica, no trabalho, enfim, no dia-a-dia ela é um elemento fundamental, e que contribui significativamente no desenvolvimento dos educandos. Propicia que sejam trazidas para dentro da sala de aula escolhas e vivências, proporcionado que as crianças se sintam como parte integrante do processo de construção do conhecimento. Mediante práticas em que estiveram presentes diversos tipos de saberes, articulamos a música como um eixo importante para a construção de nossa identidade – nesse caso, a identidade musical. O presente projeto encontra-se em andamento, mas tem sido possível contemplar o real interesse dos educandos nas realizações das práticas, bem como durante suas falas e sugestões. Nessa perspectiva, deveremos dar continuidade ao projeto neste segundo semestre para que a música continue a ser usada como instrumento constante nas práticas e não apenas lembrada nas festividades de datas comemorativas.


Palavras-chave


música; sons; leitura do mundo; aprendizagem

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