Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

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Projeto “A Matemática e o Letramento Rumo ao Conhecimento”: Sentidos Reflexivos Para a Formação Docente
Priscila Miréle de Souza LIMA, Cassiele Pereira Marques, Débora Brocker Raupp, Elaine Teixeira, Régia Carniel, Rosmarie Reinehr, Vanessa Ramos Reis

Última alteração: 2017-08-31

Resumo


O presente relato apresenta o trabalho que está sendo desenvolvido em turmas de 4º e 5º ano da EEEF Prof. Adelino Souza, no município de São Francisco de Paula/RS. O trabalho com as turmas dos anos finais da 1ª etapa do ensino Fundamental tem se mostrado de valor significativo para a formação inicial no Curso de Licenciatura do Curso de Pedagogia, pelo fato de possibilitar a experiência da prática docente em níveis cognitivos mais abstratos, junto a alunos em faixa etária do ultimo ano da primeira etapa do ensino fundamental, especialmente a partir da Lei nº 11.274/2006 - que regulamenta o ensino fundamental de 9 anos. Dado que o prazo para a adequação dos municípios a esta nova legislação terminou em 2012, percebe-se que as próprias escolas restringiam a entrada dos pibidianos neste nível de ensino, que atende alunos em condição pré e adolescente. Nosso grupo é formado por alunas formandas, com 2 anos de trabalho junto a referida escola, o que permitiu um gradativo avanço na interação e consequentemente um diálogo significativo na organização da proposta,juntamente com o corpo docente da escola. Nossas atividades do ano anterior já haviam sido produtivas pela troca de conhecimentos, de um lado adquiridos/reformulados pelos professores da escola participantes do PNAIC nos anos de 2014 e 2015, e de outro, pelas disciplinas específicas das áreas de letramento e ensino de matemática, do curso de Pedagogia. Nesta interação realizamos um período de observações, seguido por encontros com as professoras titulares das turmas do 4º e 5º ano, onde verificou-se a necessidade de reorganizar a intervenção didática para a formação das competências nas áreas de matemática e portugues (as quatro operações matemáticas, interpretação dos problemas matemáticos, leitura e escrita dos números, cálculo mental e numeração decimal). Quanto ao letramento e a necessária ultrapassagem dos alunos para o estágio ortográfico, o diagnóstico e planejamento foi baseado nos desenvolvimentos de Ferreiro e Teberosky (1996), Cagliari (1996) e Morais (1998), com vistas ao desenvolvimento da habilidade metacognitiva da escrita. Ao fim dos primeiro semestre, constatou-se junto aos docentes que houve significativa melhora na compreeensão dos dados e produção escrita dos alunos, além de uma efetiva aprendizagem dos conceitos de avaliação e planejamento participativo no processo de formação inicial das acadêmicas.

Palavras-chave


Matemática. Letramento. Habilidade Metacognitiva da Escrita. Formação docente.

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