Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 6º Seminário Institucional Pibid-Avaliação e processos inclusivos: potencialidades e experiências no Pibid Uergs

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Wagner Mendonça, Edilma Machado, Rochele Santaiana

Última alteração: 2017-08-28

Resumo


Wagner dos Anjos Mendonça; Edilma Machado de Lima; Rochele da Silva Santaiana.

Bolsista PIBID/CAPES, curso de Pedagogia Licenciatura. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul  (UERGS); Professora orientadora Unidade de Alegrete (UERGS); Professora Orientadora Unidade de Alegrete  (UERGS).

wagnerdosanjosmendonca@hotmail.com; edilma-lima@uergs.edu.br; rochele-sant@uergs.edu.br

 

RESUMO

O presente artigo objetiva relatar as práticas realizadas nas intervenções pedagógicas de um Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, junto a uma turma de quinto ano dos anos iniciais em uma escola de educação básica do município de Alegrete. Outro objetivo deste trabalho foi reconhecer a importância da matemática nos processos de aprendizagem em sua articulação com o cotidiano dos alunos. Justifica-se esses trabalhos por entender que matemática trabalhada em sala de aula, muitas vezes pode estar desconectada com a realidade dos alunos, tornando-a assim algo sem sentido para os mesmos que não conseguem relacionar as práticas matemáticas ao cotidiano e da sociedade. Metodologicamente este estudo se organiza em um levantamento de bibliografia e discussão teórica sobre o tema e um relato de práticas com esse foco desenvolvidas no PIBID. Indivíduos e povos têm, ao longo de suas existências e história, criado e desenvolvido instrumentos de reflexão, materiais matemáticos, para explicar e aprender para saber e fazer, como resposta à necessidade de sobrevivência em diversos ambientes naturais, sociais e culturais. Há também autores que trabalham numa perspectiva da etnomatemática, onde a análise consta como uma “caixa de ferramentas que possibilita analisar os discursos que instituem as matemáticas acadêmica e escolar e seus efeitos de verdade e examinar os jogos de linguagem”, tais como D’ambrósio (2010) e Knijnik (2012). Considera-se ao término, mesmo que provisoriamente que a aplicação da matemática de forma significativa se faz necessária em sala de aula para que as crianças que estão desenvolvendo o processo de aprendizagem sejam capazes de interpretar e relacionar, a relação teoria e prática faz-se presente trazendo significado a construção do conhecimento.


Palavras-chave


Matemática. Aprendizagem. PIBID.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.