Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
ENTRANDO NO MUNDO MÁGICO DA RECREAÇÃO E DAS ARTES
Angélica Silva de SOUZA, Cássia Caroline BORDONE, Lidiane Pereira BERTOLO, Denise Nunes de Campos do NASCIMENTO, Percila Silveira de ALMEIDA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 07:10 PM – 07:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O programa PIBID, propicia aos acadêmicos a oportunidade de aliar a teoria com a prática, dando a oportunidade de criar projetos que façam diferença dentro das escolas. Partindo desta proposta, foi criado o projeto “Entrando no mundo mágico da recreação e das artes ” que tem como objetivo propiciar aos alunos dos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Mário Vieira Marques-CIEP atividades psicomotoras, promovendo atividades lúdicas, jogos e brincadeiras através da linguagem artística, proporcionando, assim, a interação entre os educandos. As artes e a recreação são importantes ferramentas de aprendizagem. Muitos professores já aliam seus conhecimentos artisticos aos conteúdos que necessitam trabalhar junto a seus alunos, e assim as crianças além de desenvolverem a mente,  desenvolvem o corpo, pois  brincando a criança descobre as suas potencialidades. Compreendemos que desta forma a aprendizagem se torna mais prazerosa e consequentemente o aluno internaliza os novos conhecimentos. O grupo de pibidianas da Escola - CIEP desenvolve atividades uma vez por semana, organizando e coordenando atividades psicomotoras e afetivo-sociais, promovendo atividades lúdicas, que são realizadas no período do intervalo do meio-dia (duração de uma hora e meia) e depois do intervalo da tarde, intercalando as turmas com a supervisão dos professores. No intervalo do meio-dia são realizadas atividades recreativas e depois do intervalo jogos e brincadeiras. Nos dois momentos é enfatizada a linguagem artística. As atividades são resultado de um planejamento prévio, elaborado pela equipe do PIBID (bolsistas e supervisora), equipe diretiva, professores, e também são ouvidos os educandos sobre suas preferências acerca das atividades a serem realizadas. A arte tem um papel essencial para a educação, com ela é possível conhecer um pouco mais de cada aluno, pois quando o mesmo se expressa em um desenho, ele transmite num simples rabisco o que pode estar sentindo e o que está pensando. Portanto, o projeto almeja atingir resultados positivos, o mesmo intenta possibilitar que ocorra trocas de conhecimentos entre os educandos e os educadores, e assim com essas trocas se torne possível concretizar o projeto, atingindo os objetivos previamente estipulados. O Projeto está em andamento e se concluíra no final de 2016. Durante todo o projeto são feitos momentos de reflexão sobre o desenvolvimento de cada atividade, e para tanto a avaliação se dará de forma gradativa no decorrer do projeto, observando a participação e o envolvimento dos educandos nas atividades propostas, sempre levando em consideração as especificidades de cada um.


Palavras-chave


Potencialidades; Desenvolvimento; Educando; Internalizar; Movimento