Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
LETRAMENTO E ANIMAÇÃO CULTURAL COM OBRAS DE LITERATURA DE ÉRICO VERÍSSIMO
Fabiana Rosa DAL FORNO, Tatiele Portela de OLIVEIRA, Armgard Hepp LUTZ

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 05:30 PM – 05:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O trabalho apresenta proposta de ensino cujo objetivo foi qualificar o letramento na perspectiva da mediação da leitura literária, como fruição, associada à animação cultural de algumas obras de Érico Veríssimo, junto a uma turma de escola pública da cidade natal do autor. A animação cultural, baseada na pedagogia participativa, possibilita tornar populares riquezas culturais, portanto, a animação das obras literárias questiona o letramento tradicional e propõe a leitura da realidade cultural no sentido de inclusão cidadã. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma proposta de ensino de animação de algumas produções infanto juvenis do referido autor. O projeto iniciou pela apresentação da biografia do renomado escritor e a dinâmica participativa deu-se quando os alunos, por sorteio de tópicos sobre a vida do autor, organizaram um painel com fotos sobre os principais acontecimentos da vida do escritor. Esse conhecimento foi reforçado mediante o uso de vídeo com fotos antigas que relembraram a história de vida de Érico Veríssimo. Posteriormente oportunizamos o contato com as obras “As aventuras do avião vermelho, Rosa Maria e o castelo encantado, Os três porquinhos pobres, A vida do elefante Basílio, O urso com música na barriga e Outra vez os três porquinhos.” Cada composição literária resultou em uma produção realizada pelos alunos, desde painéis com histórias reais ou imaginárias, produções textuais, maquetes, livro coletivo sanfonado, dramatizações, confecção de palitoches culminando com as apresentações. O auge do projeto foi enriquecido com a apresentação  do grupo teatral Máschara, da cidade de Cruz Alta, com a peça O Castelo Encantado, baseada em obras do escritor. Após o desenvolvimento do projeto de contato com as obras literárias, realizou-se a pesquisa comparativa a fim de verificar o efeito do contato com as obras em turmas que não participaram da animação cultural intencional e em turma que teve a oportunidade. A pesquisa realizou-se junto aos alunos da Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires a partir do uso de questionário. Com os alunos dos 1º aos 4º anos (98 alunos) que  participaram do projeto, concluimos que 60,2% desconhecem qualquer relação com o autor. No 5º ano (16 alunos) em que não houve a atuação das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, 87,5% dos alunos conhecem o escritor, porém fizeram referência  a uma única obra enquanto que  a turma do 5º ano (14 alunos), onde atuaram as bolsistas do PIBID, 92,8% dos alunos conhecem o autor e citaram todas as obras infanto juvenis do literato. Os dados da pesquisa comparativa demonstraram que nas turmas que não tiveram a mediação dos professores há o desconhecimento do autor e suas obras. Concluiu-se que o letramento, sustentado pela animação da obra literária, tornou-se qualificado e contribuiu à constituição do leitor culto e cidadão e  que a distância escolar dos valores culturais locais produzem uma lacuna na constituição da identidade dos alunos enquanto pertencentes a um lugar e a um legado cultural.


Palavras-chave


Animação; Cultura; Letramento; Mediação.