Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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PIBID INTEGRADO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ALEGRETENSES
Iria Elizete OLIVEIRA, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Auditório
Data: 2016-09-02 05:10 PM – 05:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), como uma força auxiliar junto às escolas públicas do município de Alegrete, integrado ao processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental e como elemento contribuinte ao processo de ensino-aprendizagem da leitura do mundo, ou seja, dar aos alunos um significado ao seu mundo através de práticas sociais. Anteriormente à alfabetização, que se processa no âmbito escolar, as crianças iniciam uma aproximação com a linguagem escrita, percebendo sua utilização, maneira e características. Mas o letramento, que consiste no contato e aprendizado das técnicas da leitura e da escrita de maneira mecânica, ou seja, aprender a decodificar sons e letras, ocorre dentro da sala de aula. Para efetivar o uso da metodologia da alfabetização e letramento, esta foi utilizada durante todo o tempo do projeto nos planos de aula, como também, em atividades desenvolvidas junto à comunidade escolar e que estão postadas no “Portfólio Eletrônico do PIBID Alegrete”. Dentre as atividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano corrente com intervenções semanais, destacamos: apresentação de slides sobre a Semana comemorativa do aniversário da escola, juntamente com o canto do lema, acompanhado de gesticulação por toda a plateia. A partir dos slides e das discussões (tema gerador), houve produção textual com posterior leitura oral individual e a confecção de um painel com o lema da escola como título; colagem de todas as produções textuais dos alunos; saída de campo investigativa sobre venda de brotos e flores ornamentais dentro do tema primavera, coleta de dados sobre a produção de lixo pelos alunos nos arredores da escola, confecção de um canteiro de flores onde transplantamos mudas e semeamos sementes. Os resultados se traduziram em discussões em forma de gráficos, coleta de dados e produções textuais e painéis em exposição nos corredores da escola. Por se tratar de um trabalho que auxiliou os professores, estamos dando continuidade em 2016.  Apresentamos como resultados parciais, a satisfação da comunidade escolar em participar dessas atividades e, também, dados que registram uma melhora no rendimento dos alunos em sala de aula, confirmados por seus gestores escolares.  Participar deste processo social se constitui em um avanço pessoal e como acadêmico, pois contribui em nossa formação.


Palavras-chave


Alfabetização; Letramento; Ensino-aprendizagem. PIBID.