Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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O BULLYING COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA (PARTE 02)
Elidiane Fogliatto MOREIRA, Silvane Inês PIECZKOWSWSKI, Juliana de Oliveira PEREIRA, Valdereza de Fátima Dornelles MALZONI, Maria da Graça Prediger da PIEVE

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 08:20 PM – 08:40 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


A presente pesquisa  está vinculada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Cruz Alta/RS. Tem por objetivo geral identificar a ocorrência do bullying e a interferência deste no processo de ensino-aprendizagem através da investigação com alunos e professores. A partir de situações pedagógicas vivenciadas no primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, decorrente das atividades de iniciação à docência proporcionada pelo PIBID se buscará através da pesquisa bibliográfica em livros e artigos conhecer e aprofundar sobre os fatores negativos que essa prática oferece a alguns alunos, possibilitando, alternativas de controle e prevenção do bullying e melhores estratégias de ensino-aprendizagem. Para tanto, a metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e seu delineamento consiste no estudo de caso e na pesquisa bibliográfica. Buscar-se-á na literatura os fundamentos teóricos para compreensão do tema encontrados em Corral (2012), Fante (2005), Sposito (1998), Saravali (2005) e artigos científicos pesquisados em sites recomendados. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento e apresenta como resultados parciais a realização de leituras para aprofundamento do tema e a constatação de que três (03) alunos de um grupo de dezoito sofrem bullying dentro e fora da sala da aula de aula, sendo esse ato praticado por parte dos colegas, e essa violência dá-se na forma física e psicológica e os principais atos agressivos são empurrões e apelidos. Conclui-se de forma provisória, que o bullying ocorre em sala de aula interferindo na dimensão psicossocial e cognitiva dos alunos acima citados e pretende-se na sequência, nas próprias atividades pibidianas, elaborar e realizar atividades, jogos e brincadeiras em sala de aula como forma de intervir, prevenir e construir valores de convivência cooperativos, onde conflitos possam ser resolvidos de forma construtiva, para que o ambiente seja propício ao processo de aprender e ensinar, com harmonia, qualidade e solidariedade. Vislumbram-se, dessa forma, motivações para continuidade de investigação da temática, propondo projetos de intervenção ou investigação, seja enquanto pibidianas ou como Trabalho de Conclusão de Curso.


Palavras-chave


Bullying; Violência; Ensino-aprendizagem.