Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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AGORA, SOMOS PIBIDIANAS! AS PRIMEIRAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À NOSSA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Juliana de Oliveira PEREIRA, Silvane Inês PIECZKWOSKI, Tatiana Luiza RECH

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 05:30 PM – 05:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem oportunizado a nós — alunas do 4° semestre do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Unidade de Cruz Alta (UERGS) —, inúmeras oportunidades de conhecer a realidade escolar encontrada em uma escola da Rede Pública Municipal do município de Cruz Alta/RS e, ainda, de construir conhecimentos e práticas diferenciadas com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Como ingressamos há pouco tempo no grupo como pibidianas, mais especificamente em abril de 2016, o objetivo desse trabalho é o de apresentar as impressões iniciais acerca da nossa participação no Programa, a fim de salientar que tal oportunidade experimentada já tem modificado o nosso cotidiano. O programa tem possibilitado a vivência de experiências significativas para a vida acadêmica, bem como para a nossa vida pessoal. É possível através de o PIBID perceber muito além da rotina escolar, dos planejamentos das aulas, ou seja, podemos como pibidianas e futuras pedagogas vivenciar cenas escolares que marcam nossa prática diária e contribuem para a articulação contínua entre teoria e prática, a fim de compreendê-las como instâncias indissociáveis. Cada encontro é gratificante e tem nos despertado diferentes sensações, em alguns momentos fica visível que se trata de um conjunto de experiências harmoniosas que, por outras vezes, se transforma em desafio, em desacomodação. Este contato inicial com a docência tem sido essencial, pois somente após ingressarmos no Programa conseguimos identificar, a partir do contato com os alunos, o quanto, nessa profissão, se faz necessário o espírito de afetividade, a aposta no outro e o respeito pelas diferenças. Desde o primeiro encontro com as crianças foi possível perceber como é essencial um pequeno gesto de afeto para uma criança que apresenta dificuldades em sua rotina escolar, por exemplo. A partir de um trabalho inicial, que visou à realização de uma sondagem com a turma, resolvemos apostar na construção coletiva da afetividade e do respeito ao outro, unindo a turma em um projeto que visa a trabalhar o respeito às diferenças por meio da contação de histórias, ancorado nos estudos de Lopes (2007). Como primeiros resultados, cabe salientar que já tivemos a oportunidade de vivenciar melhoras significativas em crianças rotuladas como “perturbadas”, “estorvos”, “fracassadas”. Por fim, é necessário frisar que essa troca de experiências oportunizada pelo PIBID nos fará profissionais mais bem preparadas, já que com estas possibilidades presenciadas no meio acadêmico poderemos ingressar no campo profissional mais seguras e confiantes. Essa iniciativa do Programa nos garante uma enorme oportunidade de crescimento, pois oportuniza a todos os envolvidos uma vasta bagagem de experiências docentes no decorrer do Curso de Graduação em Pedagogia. Sendo assim, daremos continuidade às atividades de contação de histórias com os alunos, propondo que este momento se transforme em um projeto maior, a fim de inserir a Literatura Infantil na vida escolar das crianças e, com isso, trabalhar diversos temas que venham a contribuir para a qualidade de vida escolar da turma.


Palavras-chave


UERGS; Experiência docente; Formação.