Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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VIVÊNCIAS NO PIBID: A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E DAS ARTES EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariana Pereira CARVALHO, Edilma Machado de LIMA, Rochele da Silva SANTAIANA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 08:40 PM – 09:00 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Face às exigências que ocorrem a cada novo ano na educação escolar, fica evidente a importância da utilização de atividades pedagógicas diferenciadas que auxiliem no ensino e aprendizagem dos alunos, se tornando, ainda, motivadoras para a construção do seu conhecimento. Nesse contexto este artigo apresenta um relato sobre minha experiência como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia Licenciatura da UERGS - Unidade em Alegrete, desenvolvida em uma turma de 2° ano do ensino fundamental em uma escola estadual no município de Alegrete, RS. A escrita teve como objetivo relatar as intervenções realizadas na escola, enquanto bolsista do PIBID, demonstrando a importância do uso de atividades lúdicas, tais como contação de histórias, trabalhos com artes plásticas, brincadeiras com imitação e expressão corporal, como prática educativa. Trabalhamos vários temas como, primavera, animais, patrimônios históricos culturais de Alegrete, diversidade e valores, utilizando tinta guache, cartolinas, folhas brancas para construção de livro coletivo e auto retrato, papel dobradura para a confecção de animais, e para atividade do mosaico dos patrimônios históricos culturais da cidade, algodão para registro da história recriando imagens, balões para brincadeira em duplas e grupos, discussão de palavras sobre valores, entre outros, que proporcionaram significativos momentos de ensino/aprendizagem. Na contação de histórias utilizamos autores de livros infantis, alguns deles foram, Roberto Beli, Sylvia Orthoff e Márcia Macedo d’ Haese. Graças à interação entre os alunos, professoras e bolsistas, também devido ao interesse e comprometimento das coordenadoras e supervisoras do PIBID Unidade de Alegrete, ficaram explicitados no relato de experiência os excelentes resultados das intervenções realizadas na escola. Ao final das atividades propostas no semestre podemos concluir que o uso da ludicidade e de atividades diferenciadas na sala de aula incentivaram a imaginação, a criatividade, o senso crítico, cooperação e confiança assim os alunos ficaram mais estimulados para aprender. As experiências vivenciadas como bolsista me mostraram a importância da teoria e da prática caminharem juntas, pois foi possível utilizar os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares do curso de pedagogia e articulá-los com a realidade escolar, desta forma iniciando a construção de minha identidade enquanto educadora.


Palavras-chave


Atividades pedagógicas; Ensino-aprendizagem; Pibid.