Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A LUDICIDADE AUXILIANDO NO RESGATE DE VALORES NO COTIDIANO ESCOLAR
Elisa Jaques dos SANTOS, Giselma Bastos de MOURA, Iane Matos de OLIVEIRA, Rita BASSO

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 10:00 PM – 10:20 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este trabalho é decorrente da inserção de acadêmicas de Pedagogia – Licenciatura, na Escola de Ensino Fundamental Amaral Ernestina Langsch, através do Pibid/Uergs – subprojeto Pedagogia São Luiz Gonzaga. O objetivo do projeto é resgatar e construir os valores de cooperação, solidariedade e amizade através das atividades lúdicas. No projeto utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, que é concebida como considera Gil (2013), como  uma ação no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Sobre ludicidade nos embasamos em Vygotsky (1984), Santos (1999) e Friedmann (1996). Assim, as ações desenvolvidas tiveram como base o resgate de valores através de atividades lúdicas, que enfocaram o respeito com o outro, a capacidade de expressão, estimulando a desinibição, o movimento e a oralidade. Iniciamos com as observações das turmas e reuniões com as regentes para conhecer as necessidades ou desejos dos alunos em realizar as atividades. Planejamos as aulas sob a supervisão da professora supervisora do projeto na escola. O roteiro de trabalho inclui a definição dos objetivos diários, as atividades organizadas nos seguintes momentos: alongamento, aquecimento, relaxamento e avaliação. Consideramos que ao longo do desenvolvimento das atividades os alunos interagiram demonstrando satisfação ao realizar o proposto. Observamos, também, que houve mudanças comportamentais referentes à cooperação entre eles. Notou-se que a atenção, o respeito, a expressão corporal foram desenvolvidos atingindo o objetivo proposto. Desse modo é possível considerar que o projeto a ludicidade auxiliando no resgate de valores no cotidiano escolar, que se encontra em andamento, está contribuindo com o crescimento social e afetivo dos alunos, bem como contribuindo para a construção de nossos saberes docentes.

 


Palavras-chave


Educação; Lúdico; Construção de valores.