Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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O PIBID E A CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE EM FORMAÇÃO
Laila Gabrielle Naymaer Gonçalves

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 04
Data: 2016-09-02 06:10 PM – 06:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este trabalho surge de um recorte vindo de uma das categorias analisadas dentro de uma pesquisa maior realizada para um trabalho de conclusão de curso onde foi analisada a constituição de uma identidade e ou de identidades docentes nos estudantes de Pedagogia da UERGS/Alegrete. Aqui ressaltaremos aspectos e experiências que estes sujeitos consideram importante para sua formação a partir das experiências oportunizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID. Este estudo trabalha a partir da abordagem qualitativa e constitui-se como uma pesquisa na área das Ciências Humanas com o aporte teórico de algumas discussões existentes dentro do campo dos Estudos Culturais com viés voltado para a Educação e as práticas que a permeiam. O estudo se organiza metodologicamente como uma análise das narrativas trazidas por bolsistas de iniciação à docência e de supervisão do PIBID da Unidade Universitária da Uergs em Alegrete, estas emergiram nas três questões de iniciais um questionário aberto aplicado no primeiro semestre do ano de 2016 na Unidade Acadêmica da Instituição, estes questionários caracterizam-se como minha ferramenta de pesquisa. Os principais autores que constituíram o embasamento teórico-metodológico desta pesquisa foram: Viviane Camozzato, Maria Eliza Cevasco, Stuart Hall, Katherine Woodward, Maria Cecília de Souza Minayo e Mirian Goldenberg, dentre outros e outras. A pesquisa de forma geral apontou para resultados que demonstram a constituição de algumas identidades dispostas a reformular-se, incitadas a não serem fixadas em uma cultura docente que não seja capaz de compreender as mudanças e apropriações culturais. O estudo também apontou o importante valor pedagógico do Programa, para a formação de licenciandos e licenciandas do curso de Pedagogia Licenciatura, a partir da forma como narram-se demonstrando a colaboração do PIBID para que estes sujeitos tornem-se pedagogos e pedagogas com fundamentação e apropriação teórica que possibilite pensar na escola e as necessidades de apropriação e constituição.

 

 


Palavras-chave


Pedagogia. Identidade. PIBID.