Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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PROJETO MEU MUNDO SUSTENTÁVEL: UM DIÁLOGO SOBRE MEIO AMBIENTE, RESPEITO MÚTUO E MODOS DE VIDA
Neiva Elisa Moreira GUTERRES, Leticia da Silva ANTUNES, Jaqueline Lidório de MATTIA, Viviane CAMOZZATO

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 01
Data: 2016-09-02 10:00 PM – 10:20 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Para o Dr Luiz Carlos Cabrera (Escola de Administração de Empresas de São Paulo,  Fundação Getúlio Vargas), a palavra Sustentabilidade possui um conceito sistêmico, que correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Cabrera refere que o conceito de sustentabilidade foi concebido pela primeira ministra da Noruega, Gro Halen Brundtland, que em 1983 chefiou a Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, resultando no Relatório de Brundtland. De acordo com o relatório, o desenvolvimento sustentável satisfaz as necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras Para Brundtland, onde as necessidades básicas já são atendidas, há desenvolvimento sustentável, e se e o mesmo deve ser compatível com o crescimento econômico. Usando suas palavras: "... o simples crescimento não basta. Uma grande atividade produtiva pode coexistir com a pobreza disseminada, e isto constitui um risco para o meio ambiente". A ideia de falar sobre sustentabilidade com as crianças do 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Damé (Bagé/RS), surgiu da constatação de que o modo de vida da comunidade estava voltado para atividades ligadas à natureza, como a agricultura familiar, criação de animais de pequeno porte e reciclagem. A introdução do tema foi feita por meio de vídeos, jogos, brincadeiras e leituras de jornais e revistas. A palavra sustentabilidade ainda não possuía um significado para os alunos, mas muitos, mesmo sem saber, já tinham em seus hábitos diversas práticas sustentáveis como o uso de adubo orgânico, práticas de reciclagem e cultivo de hortas familiares. O propósito foi transmitir conhecimentos e conceitos sobre sustentabilidade que deveriam ser de acesso de todo cidadão para que todos se envolvam em atividades que promovam o convívio responsável em sociedade. Em meio às rodas de conversa sobre o tema, percebeu-se grande identificação dos estudantes com as atividades propostas. Dos debates sobre o excesso de lixo produzido, iniciamos uma oficina de reciclagem com a confecção de uma poltrona elaborada com  caixas de leite, jornais e fita adesiva. A comunidade mencionada é bastante carente e, conforme nosso convívio com os alunos foi se fortalecendo, percebemos que o desemprego e a falta de atenção dos pais geram conflitos que afetam o aprendizado e o desenvolvimento social e afetivo. Ouvindo as falas das crianças, identificamos alguns problemas inquietantes – alguns, por exemplo, relataram que circulam pelo “lixão” do município em busca de materiais reaproveitáveis. Isto nos motivou a informar os perigos dessa prática e sobre os direitos da criança, em especial referente ao trabalho infantil e direitos sociais. A etapa final do projeto ir[a ocorrer em 25 de agosto de 2016 com uma visita à Usina Presidente Médici, em Candiota. Essa atividade foi proposta nas primeiras aulas quando debatemos temas como geração de energia, poluição e ações sustentáveis.


Palavras-chave


Sustentabilidade; sociedade; reciclagem, meio ambiente