Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
NOSSAS EXPERIÊNCIAS COMO PIBIDIANAS
Laura Benevides ROLAND, Helena SILVA, Rochele SANTAIANA, Edilma Machado de LIMA

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 03
Data: 2016-09-02 05:50 PM – 06:10 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Apresentamos no presente trabalho um relato das experiências vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), tendo como tema o Meio Ambiente. Trabalhamos à reciclagem e a coleta seletiva do lixo e em outra intervenção com uma segunda turma, também foi trabalhado o meio ambiente. Justifica-se a produção deste trabalho por meio de atividades realizadas com as turmas em que realizamos intervenções, na qual foi trabalhado em painel explicado para os educandos que a coleta seletiva do lixo implica na separação por tipo de material descartado e que deve ser depositado em latões de cores diferentes, como por exemplo: a cor azul: papel-papelão; vermelho: plástico; verde: vidro; amarelo: metal e marrom: orgânico. Já na segunda turma com o tema “Meio Ambiente”, realizamos uma pesquisa sobre árvores nativas da região e foi criado histórias com as mesmas, trazendo recortes de gravuras e dados técnicos para que então fosse se construísse um painel. Este trabalho objetiva fundamentar as discussões em torno da valorização da licenciatura por meio da introdução de intervenções pedagógicas em escolas públicas, como a experimentação, que desempenha um papel fundamental na vivência das práticas pedagógicas. As situações vivenciadas são analisadas quanto ao impacto que tais atividades podem ter na aprendizagem dos alunos na escola atendida pelo projeto, bem como na formação dos futuros docentes. Percebe-se que a participação dos graduandos em pedagogia no projeto tem se mostrado uma oportunidade enriquecedora para a construção de uma identidade docente que permite refletir e inovar, estabelecendo um diálogo entre as vivências.  Conclui-se ao final que além das pibidianas terem experiências adquiridas durante as intervenções, conseguiram com o tema escolhido passaram a respeitar o meio ambiente e se sentirem bem no local onde vivem através das aulas trazendo imagens significativas do seu dia-a-dia.


Palavras-chave


PIbid; intervenção; prática pedagógica