Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
PROJETO A ARTE NAS CORES E FORMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Elisabete de Fátima Silveira da ROSA, Tanise Almeida Leal de MELO, Rita Cristine Basso Soares SEVERO

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 07:10 PM – 07:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este resumo é um relato das experiências vivenciadas ao desenvolver o projeto, realizado com alunos da Educação Infantil com idades entre 4 e 5 anos, da Escola Municipal José Bonifácio de São Luiz Gonzaga no período de 15 de junho a 13 julho de 2016. Essa atividade integra as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao subprojeto Uergs/Pedagogia/São Luiz Gonzaga. Teve por objetivo estimular as crianças da educação infantil por meio das linguagens artísticas, a reconhecer e experienciar as cores e formas geométricas que estão presentes no ambiente que vivem, além de entender e respeitar a preferência de cada um. O tema cores e formas foi desenvolvido por meio de pesquisa-ação, proposto pela professora regente da turma, buscou-se contemplar metodologicamente o corpo em movimento por meio de jogos, as artes visuais a partir de experimentos de misturas de cores, riscos e rabiscos, bem como fotografias, gravuras e vídeos, a música, ao estimular a produção de sons com o corpo, a dança a partir de um trabalho focado nos movimentos e o teatro com o faz de conta. Como resultado, notou-se maior facilidade na identificação das cores e das formas trabalhadas. Os alunos fizeram uma avaliação do próprio trabalho dando indícios de terem se apropriado dos conhecimentos propostos. Desse modo, o projeto atingiu seus objetivos, pois, observou-se uma interação entre as crianças, partilha de saberes, reconhecimento de objetos do dia-a-dia com as formas e cores que lhes foram apresentadas e maior agilidade nos movimentos corporais. No segundo semestre, juntamente com as demais bolsistas que realizam os trabalhos nessa mesma escola, pretende-se continuar nas linguagens artísticas visando uma aprendizagem significativa, entrando no mundo do faz de conta para abordar o cotidiano por intermédio de contação de histórias.


Palavras-chave


Educação infantil; Linguagens Artísticas; Cores e Formas.