Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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RÁDIO ESCOLAR
Nutielle Reis ALMEIDA, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 05:10 PM – 05:30 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este é um relato de experiência de uma das atividades desenvolvidas por meio do Subprojeto Música, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, na cidade de Montenegro/RS. Constitui-se uma atividade que se encontra em fase inicial, configurando-se na constituição de uma Rádio Escolar. Dentre os propósitos, objetiva-se inserir a música, através do trabalho com diversos gêneros musicais e seus respectivos autores e cantores, oportunizando o entendimento da importância da música na vida de todos. Entende-se que as atividades com os princípios de uma rádio, no ambiente escolar, possam se configurar como positivas e educativas para os estudantes e assim, oportunizar o trabalho com os elementos da música. Pretende-se, também, desenvolver práticas musicais, através da leitura de poesias em articulação com o uso da aparelhagem da Rádio Escolar, existente na escola. A inserção de poesias e da literatura em geral no trabalho com a Rádio escolar justifica-se, a partir do entendimento da importância do aprimoramento da Língua Portuguesa, um dos objetivos expressos no PIBID/UERGS e vastamente trabalhados no Subprojeto Música, o qual abarca a proposta do desenvolvimento da rádio nesta escola. Inicialmente, a proposta é utilizar o intervalo do recreio escolar, momento que congrega diversos estudantes e professores e oportunizar a audição de músicas de diversos gêneros musicais, intercaladas com a leitura de poesias e pequenos textos literários. A escolha do repertório a ser veiculado pela rádio ocorrerá a partir de uma pesquisa prévia no âmbito escolar. Pretende-se que esta escuta inclua gêneros musicais os mais diversos, com vistas a ampliar o repertório musical de todos, sem, todavia, excluir a cultura experiencial de cada um dos estudantes. Desse modo, pretende-se potencializar a análise crítico-musical e literária, incentivando estudantes da escola a diversificarem suas escutas musicais e leituras. Almeja-se, também, democratizar o aprendizado do manuseio dos equipamentos de uma rádio. Com esta atividade, desenvolvida por meio de uma oficina na escola, objetiva-se contribuir com as formas de manifestação da música e com a ampliação da leitura no ambiente escolar.


Palavras-chave


Educação Musical; Música na Escola; Rádio Escolar; Projeto de Leitura; Pibid.