Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

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A LUDICIDADE COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA DANÇA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maiara Fernandes de LIMA, Grace Boeira VIEGAS, Sílvia da Silvia LOPES

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 02
Data: 2016-09-02 09:40 PM – 10:00 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


Este trabalho irá desenvolver o tema da ludicidade na educação infantil que vem sendo uma evidência nos ambientes de ensino e aprendizagem. Esse será o ponto de partida para um projeto a ser realizado na E.M.E.F. José Pedro Steigleder, no município de Montenegro, escola campo do PIBID do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS, em 2016/02. O objetivo é refletir sobre a relação entre a ludicidade como forma de metodologia para o ensino da dança e os conteúdos trabalhados com crianças de quatro a seis anos de idade (educação infantil). Os objetivos específicos serão conceituar os termos metodologia do ensino da dança e ludicidade; contextualizar a dança na Educação Infantil; relatar brevemente as escolhas metodológicas já experimentadas pelas autoras no componente curricular de Metodologia e Prática do Ensino da Dança I, em 2016/01, ao introduzirem os conteúdos: alongamento, peso (forte e leve) e saltos em duas práticas pedagógicas; verificar quais conteúdos serão trabalhados na escola campo, com esta faixa etária, no terceiro trimestre deste ano, a fim de realizar um trabalho em Dança de modo interdisciplinar junto a turma. A escolha do tema surgiu a partir de um questionamento das autoras a cerca do que envolve a ludicidade e como ela vem contribuindo para o ensino da dança na educação infantil, além de uma preocupação quanto as escolhas metodológicas para o ensino da dança nessa etapa de desenvolvimento das crianças. Serão descritas as metodologias e conteúdos desenvolvidos pelas autoras em duas práticas pedagógicas já experienciadas. Para a fundamentação teórica serão estudadas Maria Cristina Rau (pedagoga), Dionisia Nanni (psicopedagoga), Paulo Freire (pedagogo e filósofo), Isabel Marques (pedagoga e pesquisadora em Dança) e os PCNs da Dança e Educação Infantil. A partir das experiências pedagógicas realizadas verificou-se a eficácia do uso de objetos nas aulas de dança junto à ludicidade como metodologia para o ensino da dança, percebeu-se que, a partir do seu uso como metodologia, as crianças obtiveram uma boa relação com as professoras; prazer e disponibilidade para participarem nas atividades desenvolvidas e tiveram uma boa apropriação dos conteúdos específicos da dança. Diante das dificuldades demonstradas pelos alunos, verificou-se a necessidade de uma avaliação constante a fim de modificar as metodologias usadas para atingir os objetivos.

 


Palavras-chave


Dança na Educação Infantil; Metodologia de ensino na dança; Ludicidade.