Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 5º Seminário Institucional PIBID/UERGS: Compartilhar Experiências, Docência, Pesquisa, Arte e Ambiente

Tamanho da fonte: 
A MÚSICA E AS RELAÇÕES
Taís ALDERETTE, Cristina Rolim WOLFFENBÜTTEL

Prédio: Prédio 01
Sala: Sala 04
Data: 2016-09-02 06:30 PM – 06:50 PM
Última alteração: 2016-08-30

Resumo


O presente projeto apresenta a pesquisa em andamento de uma acadêmica do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da UERGS-Montenegro/RS, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio situada na mesma cidade. Segue em consonância com o Plano Global da escola, que prima pela “Humanização”, e suas diretrizes pedagógicas possibilitam aos acadêmicos da universidade anteriormente citada experienciar as vivências da docência através de projetos que contemplem o aspecto cognitivo, tanto quanto o humano e o social dos educandos. Busca a utilização de conhecimentos prévios dos alunos aliados aos conhecimentos científicos apresentados pela escola para atingir um aprendizado significativo, que seja possivelmente aplicado em suas biografias. A pesquisa nasce de um questionamento: De que forma a educação musical pode contribuir para a construção das relações interpessoais e sociais das crianças em idade escolar? Partindo desta demanda e considerando que a escola é um espaço de formação humana e que todos os indivíduos, independente de suas condições socioculturais, econômicas e étnicas, são capazes de aprender e construir conhecimentos, esta pesquisa tem por objetivos investigar a criatividade, o desenvolvimento cultural e a socialização, e transversalizar os conhecimentos dos estudantes com novas possibilidades no contexto pedagógico-musical. Para tal, a metodologia terá enfoque qualitativo, o método a ser utilizado é o da pesquisa-ação, e a técnica de coleta de dados será a realização de observações, entrevistas e intervenções investigativas. A análise dos dados dar-se-á através de análise de conteúdo. Neste período, esta pesquisa se encontra na fase de revisão da literatura e de desenvolvimento de referencial teórico sustentando, assim, a construção das etapas seguintes. Ao término desta pesquisa espera-se desvendar as inquietações apresentadas, edificar os aprendizados significativos em relação aos processos de ensino e aprendizagem, e o exercício da docência, de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. E de tal modo, contribuir para o desenvolvimento da humanidade.


Palavras-chave


Educação Musical. Música na Escola. Humanização. Socialização. Criatividade.